Tecnologia brasileira permite fabricação de bicicleta a partir do lixo

Nada mal trocar um veículo estressante por um meio de locomoção que venha proporcionar benefícios à sua saúde

Notícias
 

Fonte: GNBC  |  Autor: Érica Nascimento  |  Postado em: 15 de março de 2012

Bicicletas de garrafas PET

Bicicletas de garrafas PET

créditos: Divulgação

Se pegar um ônibus para ir ao trabalho transformou-se em uma tarefa diária de estresse, que tal ir de bicicleta? Obviamente que você já ouviu essa sugestão, principalmente como dica para cuidar da sua saúde. Nada mal trocar um veículo estressante por um meio de locomoção que venha proporcionar benefícios à sua saúde. Essa também é uma atitude ecologicamente correta.

 

E se disser que a sua bicicleta pode ir ainda mais longe, sendo um produto feito de material reciclado? Verdade! A tecnologia foi desenvolvida pelo artista plástico chamado Juan Muzzi, que está no Brasil há 40 anos e que passou 12 desses anos estudando a fabricação do modelo de bicicleta, bancando tudo do próprio bolso. Pela brilhante ideia, ele levou a aquisição da primeira patente de bicicleta reciclável do mundo. 

 

Se você quer seguir a dica de médicos e amigos que o aconselham comprar uma nova bicicleta, nada mal adquirir umafeita de material reciclado e criada no Brasil. Juan Muzzi utiliza garrafas PET, embalagens de shampoo e peças de geladeira na fabricação do quadro. Segundo ele, “a bicicleta é mais resistente, flexível e barata porque o plástico do quadro não enferruja e a fabricação transforma resíduos em um novo produto”. A coloração é feita por meio de pigmentos que são injetados já no processo de molde. 

 

Ele diz que o projeto tem cunho social e ecológico. Sua iniciativa busca transformar o problema do lixo em um produto contemporâneo. “Não vendemos bicicleta, mas sim um conceito que tem a ver com a realidade do nosso planeta”, afirma.

 

Juan garante que o investimento passou dos R$ 3 milhões. Ele também é piloto de aviões e vendeu a própria aeronave para investir no projeto. Segundo informa, somente o equipamento que molda o quadro custou R$ 1 milhão.

 

O artista utiliza 200 garrafas pet para produzir uma peça e diz que este ano pretende lançar uma cadeira de rodas feita com os mesmo produtos, a qual será doada aos que levarem o quem levar o material reciclável.

 

Sua meta é fabricar anualmente 132 mil bicicletas. Isso representa 15,8 milhões de garrafas recicladas, ou seja, uma economia de quase um milhão de litros de petróleo, num processo que evita a emissão de 2,7 mil toneladas de gás carbônico.

 

Para adquirir uma, basta entrar no site da www.muzzicycles.com.br e encomendar. O preço pode cair pela metade se o interessado levar suas próprias garrafas. A disputa pelo produto é grande não só no Brasil. O México, a Alemanha e até o Reio Unido mostraram interesse no produto brasileiro.

 

Leia também:

 

A bicicleta e o direito de mudar São Paulo 

Bicicleta de bambu vai para a periferia 

SP terá bike para alugar em um mês 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário