Em Fortaleza, as obras do VLT Parangaba-Mucuripe vão começar na segunda feira (2)

Já o edital de licitação para a aquisição de máquinas para a Linha Leste do Metrô será lançado hoje (30)

Notícias
 

Fonte: Diário do Nordeste  |  Autor: DHÁFINE MAZZA  |  Postado em: 30 de março de 2012

O Ramal Parangaba-Mucuripe irá atravessar 22 bairr

O Ramal irá atravessar 22 bairros

créditos: Divulgação

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) trecho Parangaba-Mucuripe serão iniciadas na próxima segunda-feira (02). A informação foi dada ontem pelo governador Cid Gomes, durante twitcam realizada à noite com internautas. O VLT Parangaba-Mucuripe está orçado em R$ 179,5 milhões e será realizado pelo consórcio CPE-VLT Fortaleza, composto pelas empresas Consbem Construções e Comércio LTDA, Construtora Passarelli LTDA e Engexata Engenharia LTDA. "As obras devem começar na estação do Papicu", disse.

 

Linha Leste

 

Com relação à Linha Leste do Metrô, Cid afirmou que o edital de licitação para a aquisição de quatro máquinas "shield", conhecidas como "tatuzão", será lançado hoje. "Essas máquinas já vão perfurando e revestindo o solo. Nossa expectativa é realizar 300 metros por mês. Vamos tentar concluir a linha em dois anos, mas eu espero ter um trecho pronto já em 2014. Essa linha vai gerar uma revolução na nossa Capital", destacou.

 

Segundo o governador, o leilão de licitação para a aquisição das máquinas está marcado para o dia 24 de abril. A expectativa é que pelo menos quatro fabricantes participem do pleito. "A empresa vencedora tem um prazo entre oito e 12 meses para colocar as máquinas em funcionamento", acrescentou.

 

A Linha Leste do metrô está orçada em R$ 3 bilhões e terá 12,4 quilômetros de extensão, sendo totalmente subterrânea e fazendo a ligação entre o Centro e a Avenida Washington Soares.

 

Siderúrgica

 

O governador destacou ainda que a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) já é uma realidade e que as obras de alicerce e levantamento de estacas devem iniciar em junho. "Já tem muita obra por lá. Não podemos apostar só em uma coisa, precisamos ter alternativas, mas a indústria metal-mecânica e petroquímica são fundamentais para mudar o perfil econômico de um estado", afirmou Cid Gomes.

 

Encontro com Foster

 

Hoje, o governador Cid Gomes irá se reunir com a presidenta da Petrobras, Maria das Graças Foster, para discutir a entrega oficial do terreno que receberá a refinaria Premium II, no Complexo Portuário do Pecém. A reunião ocorrerá às 17h, no Rio de Janeiro, e contará com a participação do secretário de Infraestrutura do Ceará, Adail Fontenele, e do procurador geral do Estado, Fernando Oliveira.

 

Investimento

 

179 milhões e meio é o valor estimado para a construção do ramal do VLT Prangaba-Mucuripe, que começará a ser executado na próxima segunda-feira, dia 2.

 

Leia também:

 

Linha Sul do Metrô de Fortaleza deve ficar pronta em abril deste ano 

Viagens até Caucaia estão sendo feitas em VLTs 

Metrô de Fortaleza aumenta número de viagens na linha Oeste 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

João Maia - 10 de Abril de 2012 às 09:36 Positivo 0 Negativo 0

Ja começaram as obras pelos pontos que não precisam desapropriar, mas até agora não se fala do andamento do Condomínio Jardim, a "Terra Prometida". Será que esqueceram, ou é uma desculpa para um futura atraso?

Clique aqui e deixe seu comentário