Região de Sorocaba, SP, terá 1ª ciclovia do estado a margear estrada

'Estrada velha de Itu' será duplicada e ganhará pista para bicicletas. Interligadas, ciclovias de Sorocaba, Itu e Salto somarão 150 km

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Tássia Lima  |  Postado em: 09 de abril de 2012

Ciclistas vão poder aproveitar a construção de uma

Ciclistas vão poder aproveitar a pista exclusiva

créditos: Reprodução/TV Globo

A região de Sorocaba (SP) vai ganhar a primeira ciclovia do estado a margear uma rodovia. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente já emitiu uma licença prévia para a duplicação da estrada velha de Itu, a SP-79. No projeto, consta a construção de uma pista exclusiva para bicicletas em uma faixa lateral da rodovia.

 

O trecho que pertence a Sorocaba e liga a área urbana ao bairro do Éden já foi duplicado. Segundo a assessoria de imprensa do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), as obras, agora, serão do km 47 ao km 70. A ciclovia será construída em toda a extensão da estrada e vai cortar os distritos industriais das duas cidades. A ideia é estimular os trabalhadores a usarem bicicletas para ir ao trabalho de maneira a evitar o tráfego intenso de veículos motorizados.

 

A assessoria do DER informou ainda que tomará todas as providências para garantir a segurança dos ciclistas e disse que a ciclovia ficará a alguns metros da estrada, separada por um canteiro. A previsão é que as obras sejam concluídas em 18 meses. O orçamento é de R$ 120 milhões e a verba virá do Governo do Estado. O edital de licitação para contratação da construtora deve ser publicado em maio no Diário Oficial.

 

A Prefeitura de Itu também já deu início a um plano cicloviário que interligará a cidade com o município vizinho de Salto. Com a conclusão dos dois projetos, as ciclovias de Sorocaba, Itu e Salto somarão 150 km de pistas interligadas.

 

Leia também:

 

CPTM conclui mais 2,4 km da ciclovia Rio Pinheiros 

Maior ciclovia de SP não saiu do papel 

Em Campo Grande, ciclovia da BR 163-Gury Marques começa tomar forma e deve ser entregue em 3 meses 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário