Em Campo Grande, audiência colhe sugestões para Plano Municipal de Ciclovias

A Audiência Pública realizada pela Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande reuniu representantes de diversas áreas

Notícias
 

Fonte: MS Notícias  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 19 de abril de 2012

Ciclovia em Campo Grande

Ciclovia em Campo Grande

créditos: Divulgação

A Audiência Pública realizada na última terça feira pela Comissão Permanente de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Campo Grande reuniu representantes de diversas áreas para discutir o Plano Municipal de Ciclovias.

 

Ao presidir a reunião, o vereador Athayde Nery (PPS) salientou que a Audiência irá auxiliar o Projeto de Lei que institui o Plano de Ciclovias no município de Campo Grande. Segundo o parlamentar, o objetivo da iniciativa é reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas nas vias públicas da capital. “O trânsito é um dos grandes desafios da contemporaneidade e esse movimento é molecular e aqui sem duvida foi plantada a primeira semente desse debate que será um subsídio para o Projeto de Lei para consolidar a cidade para as próximas gerações”, observou Athayde.

 

Para o vereador Marcos Alex, o processo de instituir um Plano Municipal de Ciclovia está ligado à cultura do campo-grandense que, de acordo com Alex, não está habituado com o uso da bicicleta. Alex lembrou que é necessário estabelecer parâmetros para serem seguidos, com direitos e obrigações.“Sabemos que toda essa questão está relacionada à sociedade que nós temos. Nós em Campo Grande temos de ser mais ousados”, disse. O vereador acrescentou que o município tem de proporcionar um local seguro para o trafego de ciclistas, com uma estrutura urbana e viária condizente ao fluxo de bicicletas que há na capital.

 

O diretor da Agência Municipal de Transporte e Trânsito, Rudel Trindade Junior informou que em 2011, ocorreram 131 acidentes nas vias públicas de Campo Grande, sendo que 21 com ciclistas, 17 envolvendo pedestres e 81 com motociclistas. Rudel ressaltou, ainda, que todos os projetos recentes implantados no município de Campo Grande já acoplam ciclovia. “O momento é de mudança de cultura, e as pessoas querem que aconteça de uma hora para outra. Esse processo para por um amadurecimento, uma institucionalização de desejos e propostas”, disse Rudel.

 

Em meio às discussões, representantes do movimento ciclístico sugeriram a implantação de ciclovia na Avenida Afonso Pena com extensão até o Distrito Indubrasil. “Vai proporcionar um trânsito melhor, a cidade oferece isso. Ela é plana, o clima é bom”, disse Sérgio Paraná, do Movimento pela Criação da Ciclovia.

 

Ao término da Audiência Pública, Athayde Nery marcou para o dia 09 de maio outra reunião para finalizar o Projeto de Lei que institui o Plano de Ciclovias no município de Campo Grande.

 

A matéria tem autoria do vereador Athayde Nery e traz enfoques ambiental e social de planejamento na definição do modelo a ser desenvolvido, oferecendo o modal bicicleta à população como uma opção de transporte para o atendimento das demandas de deslocamento no espaço urbano, em condições de segurança e conforto, mediante planejamento e a gestão integrada de todos os modos de transporte, garantindo a prioridade aos meios de transporte coletivo a e aos não motorizados.

 

Leia também:

 

Campo Grande tem 60 quilômetros de ciclovias 

Ciclovia de 6,3 km na saída para São Paulo fica pronta em quatro meses 

Em Campo Grande, ciclovia da BR 163-Gury Marques começa tomar forma e deve ser entregue em 3 meses 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário