Calçadas do Recife: faltam rampas, faixas e sinalização de pedestre em vários pontos da cidade

Descuido parece ser a regra nos passeios da capital pernambucana, que tirou apenas nota 4,95 no levantamento do Mobilize

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Gabriela Ribeiro  |  Postado em: 26 de abril de 2012

Rua Nogueira de Souza - bairro do Pina

Rua Nogueira de Souza, no bairro do Pina

créditos: Gabriela Ribeiro / Mobilize

 

Para conhecer a qualidade das calçadas do Recife, a jornalista Gabriela Ribeiro, da equipe do Mobilize, visitou as principais vias de movimento da cidade, tanto do centro como das zonas norte, sul e oeste. No final, a nota (baixa) recebida pela capital pernambucana, dentro da média geral das cidades brasileiras observadas, ficou em 4,95.

 

De modo geral, exceto Boa Viagem e av. Caxangá, as demais ruas da capital pernambucana raramente são dotadas de rampas de acessibilidade junto às faixas de pedestre. No centro, obstáculos fecham a passagem do pedestre - postes, lixeiras, ambulantes, bancas de jornais e árvores. Outro aspecto que chama a atenção nas calçadas são buracos e desníveis, e má iluminação.

 

No centro, foram vistoriadas a av. Conde da Boa Vista e as ruas da Conceição e do Hospício. Esta última está em péssimo estado, por isso mereceu a pior nota no levantamento: três. Lá, o piso está todo fraturado, há degraus, muitos obstáculos, faltam rampas, sinalização - e paisagismo, nem pensar.

 

Problemas semelhantes, como irregularidades no piso e inexistência de rampas, são vistos também na zona norte, por exemplo na av. Norte e na rua do Futuro.

 

A situação melhora na av. Boa Viagem (zona sul), ponto turístico da cidade, onde o piso é novo, em perfeito estado de conservação. Ali há sinalização, rampas de acessibilidade e iluminação adequada. No mesmo bairro, porém, a região da rua dos Navegantes, área residencial de Boa Viagem, o que se vê é uma verdadeira colcha de retalhos de tipos de pavimentos, com degraus e muitas irregularidades; não há rampas e falta sinalização para pedestres.

 

 RECIFE

 

Locais avaliados:

 

Av. Conde da Boa Vista (Centro)

Além das irregularidades e da falta de rampas para acessibilidade, a avenida apresenta vários obstáculos fixos nas calçadas e praticamente não tem paisagismo ou arborização para conforto dos pedestres.

 

Rua da Conceição (Centro)

Repleta de obstáculos, mal iluminada e praticamente sem sinalização, a rua também ostenta problemas de irregularidades e carência de rampas para cadeirantes.

 

Rua do Hospício (Centro)

É uma das piores calçadas avaliadas pela equipe do Mobilize Brasil: piso irregular, cheio de fraturas, com degraus, repleta de obstáculos e praticamente sem rampas para cadeirantes. A iluminação é precária, assim como a sinalização e paisagismo, praticamente inexistentes.

 

Av. Norte (Zona Norte)

Piso irregular, com degraus que atrapalham os cadeirantes, praticamente sem rampas de acessibilidade. Outros pontos fracos são a sinalização e iluminação. Apesar dos problemas, a calçada tem largura adequada e poucos obstáculos fixos.

 

Rua do Futuro (Zona Norte)

O maior ponto fraco é a falta de rampas de acessibilidade. Mas a calçada sofre ainda com o problema do pavimento irregular e cheio de desníveis e pelo excesso de obstáculos, como postes e outros itens de mobiliário urbano.

 

Rua João Ramos (praça José de Manguinhos)

Plana e um pouco estreita, a calçada não apresenta degraus, mas ostenta

 

Av. Caxangá (Zona Oeste)

Região bem arborizada. Calçadas tem boa largura, mas há uma grande diversidade de pavimentos, com alguns trechos em péssimo estado. Degraus e entradas de carro dificultam a passagem de cadeirantes, embora existam rampas de acessibilidade. Há trechos sem calçadas pavimentadas.

 

 Av. Boa Viagem (Zona Sul)

Ponto tradicional da cidade atrai turistas e moradores. O antigo calçadão em "petit pavê" com desenhos de peixinhos foi substituído por pavimento de piso intertravado, recentemente renovado, em perfeito estado de conservação. Há sinalização, rampas de acessibilidade e iluminação adequada.

 

Região da rua dos Navegantes (Zona Sul)

Área residencial no bairro de Boa Viagem. Vários de tipos de pavimentos se alternam, com degraus e muitas irregularidades. Não há rampas de acessibilidade ou sinalização adequada para pedestres.

 

Região da rua Nogueira de Souza (Zona Sul)

Entradas de carros, degraus, buracos e irregularidades tornam esta calçada inviável para cadeirantes ou pessoas com mobilidade reduzida. Não há rampas para acessibilidade nem sinalização para pedestres.

 

Local  Irregularidades Degraus Largura Rampas Obstáculos Iluminação Paisagismo Sinalização Média
Av. Conde da Boa Vista 5 8 7 4 2 8 3 6 5,38
Rua da Conceição 5 7 7 5 0 2 5 0 3,88
Rua do Hospício 2 5 4 2 3 4 2 2 3,00
Av. Norte 2 6 7 2 7 3 3 4 4,25
Rua do Futuro 4 7 7 2 4 6 7 5 5,25
Rua José Ramos 5 7 5 4 4 4 7 5 5,13
Av.Caxangá 4 3 8 9 4 6 7 8 6,13
Av. Boa Viagem 9 9 9 7 8 9 8 9 8,50
Rua dos Navegantes 4 4 7 3 4 7 5 2 4,50
Rua Nogueira de Souza 5 2 5 2 5 2 5 2 3,50
                Média total: 4,95

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

FERNANDO - 07 de Outubro de 2012 às 10:46 Positivo 2 Negativo 0

NAO ENTENDO POR QUE A CALCADA E PUBLICA E A PREFEITURA OU GOVERNO NAO E RENPONSAVEL POR ELAS? GENTE FIQUEI EM BOA BOA VIAGEM UM BAIRRO QUE SE DIZ NOBRE EM RECIFE, GENTE BASTA SAIR DESSA AVENIDA PRINCIPAL QUE NAO EXISTEM CALCADAS NA CIDAE, E INCRIVEL

Karla Fagundes - 27 de Abril de 2012 às 10:01 Positivo 0 Negativo 0

Da minha casa até a igreja que fica na rua seguinte, uma pessoa idosa, que caminha bem, leva quase 30 minutos, pois existem fragmentos de calçada, rampas de garagem, bueiros abertos, raízes de árvores, pedras soltas e um ponto de ônibus, triste d+!!!

Clique aqui e deixe seu comentário