Calçadas de Curitiba ainda não têm acessibilidade

Capital paranaense passa por obras para melhorar calçamentos, incluindo o rebaixamento e conserto dos passeios

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Julio Cesar Lima  |  Postado em: 27 de abril de 2012

Otávio Amaral, esquina com Padre Anchieta: poste o

Otávio Amaral, esquina com Padre Anchieta

créditos: Julio Cesar Lima

Curitiba tem 4.600 km de extensão de ruas, o que corresponde a 9.200 km de calçadas. Desse total, pouco mais da metade, 5.520 km, são de calçadas propriamente ditas (pavimentadas); o restante são trechos com mato, valetas, na terra etc. Dados extraoficiais indicam que menos de 2% estão adequados às normas de acessibilidade.

 

Essa situação foi o que levou a capital paranaense a receber nota 6,83 na média geral das cidades brasileiras avaliadas pelo Mobilize. É pouco, considerando que para o levantamento a nota de corte é 8, indicativa de uma calçada correta e adequada.

 

Por sua vez, a prefeitura curitibana informa que desde 2006 foram executados 457 km de calçadas, e que a previsão para este ano é de mais 95 km, sendo que, destes, 50 km serão no Anel Viário.

 

A lei que determina os critérios de execução de vias e calçadas em Curitiba é de 2006 (decreto nº 1066); mas só agora, com a proximidade da Copa de 2014, começa a ser cumprida em sua totalidade, nas obras de calçamentos em curso em várias ruas da capital. A Secretaria Municipal de Obras é a responsável pela manutenção das calçadas e vias.

 

Não há estimativa de quantos quilômetros de calçadas estão dentro das normas de acessibilidade, mas sabe-se que a maioria não. O mais comum são faltam de rebaixamento ou rampas e muitas ruas em declive, com passeios com escadas. A rua José Anchieta, por exemplo, na ligação do centro com o bairro (Campo Comprido) é cheia de obstáculos: lixo e restos de materiais pelas calçadas, e postes que atrapalham o pedestre. Se vista hoje, as calçadas do centro são praticamente sem sinalização de pedestre; e a esperança do curitibano é que esta situação seja corrigida com o andamento das obras da Copa do Mundo.

 

Reclamações

Só no ano passado, o serviço de atendimento ao público da prefeitura registrou 44 mil solicitações por consertos do tipo "tapa-buracos" nas ruas de Curitiba, uma média mensal de 3,6 mil reclamações. Esse número, referente às ruas, serve para ter ideia também das condições das calçadas e do grau de (in)satisfação da população. A resposta da administração é que 95% dos pedidos foram executados, sendo que o restante foi executado em janeiro de 2012, mês que manteve a média de 3,4 mil pedidos.

 

A prefeitura alega que o orçamento de 2012 será dobrado para obras de recapeamento de ruas, roçada e drenagem, com investimentos de R$ 85 milhões e ampliação de 115 para 167 das equipes de manutenção, inclusive nos bairros. Informa ainda que as ruas de saibro também receberão manutenção, para evitar que fiquem esburacadas. Quanto à arborização, a promessa é de plantio e substituição gradativa de espécies exóticas por árvores nativas, adequadas ao ambiente urbano, nos 75 bairros. A iluminação também está sendo renovada, com a troca de 14 mil pontos de luminárias. Atualmente existem 130 mil pontos de iluminação na capital.

 

Projetos e obras

Das novas calçadas, os 50 km que margeiam o Anel Viário – que passa pelo estádio Couto Pereira, Arena da Baixada e Vila Capanema - terão acessibilidade. Em outro projeto, para a rua Carlos de Carvalho, na área central, os postes serão substituídos por fibra ótica. Outro novo calçamento previsto é o da avenida Winston Churchill, com 150 km; e o corredor da Avenida das Torres (previsto para até 2013); Marechal Floriano (2º semestre de 2012); Eduardo Franco da Rocha, com 10 km; e Fredolin Wolf e Pilarzinho.

 

Na área central, as calçadas estão sendo reformadas na Brigadeiro Franco e na Ubaldino do Amaral, próxima ao estádio Couto Pereira. E há obras de rebaixamento para colocação de rampas de acessibilidade próximas às faixas de segurança.

 

CURITIBA

 

Locais avaliados:

 Estação Rodoferroviária

Principal (único) ponto de embarque e desembarque interestadual e estadual de Curitiba (PR), a estação Rodoferroviária está entre os locais a serem restaurados para a Copa de 2014, além do entorno, que integra o Anel Viário: a Rodoferroviária passou por algumas reformas pontuais e teve seu calçamento adaptado para portadores de deficiência. Apesar disso, nas calçadas laterais que dão acessos à avenida Afonso Camargo, há problemas de irregularidades provocadas pelas raízes de árvores e alguns buracos, que dificultam o trânsito de pedestres, principalmente os que carregam malas com rodinhas.

 

Rua XV de Novembro (Calçadão)

A rua XV de Novembro corta a cidade desde a área central, a partir da praça Osório, até a saída para Pinhais, na Região Metropolitana: a área sofre críticas de entidades ligadas aos deficientes físicos por causa, principalmente do piso em "petit pavê", considerado inadequado para cadeirantes. Além disso, o corredor retrátil que deveria beneficiar os portadores de deficiência visual também é criticado por entidades especializadas.

 

Praça Rui Barbosa

Por não existir terminais de metrô ou de trens em Curitiba, a praça Rui Barbosa concentra a grande maioria do tráfego urbano de ônibus: na área existem adaptações, sinalizações que auxiliam idosos e portadores de deficiências. Não há previsões de reforma do calçamento, majoritariamente de "petit pavê".

 

Rua Brigadeiro Franco

A Brigadeiro Franco é uma das ruas que está sendo restaurada (pavimentação e calçamento) dentro dos investimentos para a Copa de 2014. A via cruza a cidade no sentido Leste-Oeste e tem alto tráfego de automóveis e de pedestres. Apesar disso, somente agora as calçadas estão sendo rebaixadas para serem adequadas às normas de acessibilidade.

 

Rua José Anchieta

Via de grande movimento, pois serve de corredor para os ônibus biarticulados no eixo Norte-Sul: Com boa arborização no canteiro central, não mantém o padrão nas calçadas, que por causa da pouca largura e do grande número de prédios, sempre está obstruída por pontos ocupados com lixo ou com postes. Nas ruas laterais, o problema persiste, agravado pelas raízes das árvores, que praticamente destroem o calçamento.

 

Local  Irregularidades Degraus Largura Rampas Obstáculos Iluminação Paisagismo Sinalização Média
Rodoferroviária 6 7 10 10 7 6 7 8 7,63
Praça Rui Barbosa 7 9 10 10 9 7 4 8 8,00
Brigadeiro  Franco                                         4 4 6 5 3 7 6 6 5,13
Calçadão-XV de Novembro                          6 6 10 8 7 8 7 8 7,50
Padre Anchieta 7 7 7 3 5 7 5 6 5,88
                Média total: 6,83

 

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Comentários

carla suzana - 21 de Novembro de 2013 às 10:00 Positivo 0 Negativo 0

O Atual Prefeito Gustavo Fruit diz que está sendo feito um tal de plano diretor de calçadas mas que nunca sai. E o povo continua andando pelas ruas , porque as calçadas não estão apropriadas. Quando alguém vai tomar uma providência?

josé Antonio Buher Machado - 04 de Maio de 2012 às 00:57 Positivo 0 Negativo 0

Com todo respeito ao trabalho de vcs,mas vcs viraram motivo de piadas e chacotas aqui em Curitiba.Mesmo no centro as calçadas de petit pavet são horríveis em termo de segurança.Ninguém aqui entendeu os critérios dessa avaliação.

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