Recife planeja criar "ciclofrescas", ou ciclovias sombreadas, até 2014

Objetivo do projeto é implantar um plano cicloviário mais saudável em bairro da zona norte da capital pernambucana

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 11 de maio de 2012

Ciclofresca é uma ciclovia arborizada, sombreada

Ciclofresca é uma ciclovia arborizada, sombreada

créditos: Divulgação

Moradores do bairro de Casa Amarela, na zona norte do Recife, debateram ontem (10) o projeto de criação de uma "ciclofresca", quer dizer, uma ciclovia arborizada, sombreada, que possibilite uma relação no trânsito da cidade mais humana e harmoniosa.

 

A proposta é que, até 2014, esta que é umas das áreas mais populosas da cidade, tenha se tornado um bairro piloto, com todas as vias integradas ao sistema cicloviário. A informação vem de artigo assinado por Tânia Passos, publicado no Blog do Diário de Pernambuco de ontem (quinta-feira), e foi sugerida por um leitor do Mobilize.

 

O Projeto Ciclofresca é uma parceria do escritório de arquitetura César Barros e da Pastoral da Saúde, e integra-se ao programa “Comunidade Saudável e Sustentável”, lançado no último dia 22 de março pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

 

Segundo o arquiteto César Barros, a proposta é que as principais ruas do bairro tenham ciclovias unidirecionais ou bidirecionais até 2014: “Vamos fazer um diagnóstico do potencial das vias e em junho a pastoral poderá dispor das informações para viabilizar parcerias com o município e o estado para esta implantação”, adiantou.

 

Barros explicou ainda que um documento contendo a proposta de instrumentos possíveis para a viabilidade do projeto será finalizado até o final de junho. E declarou: “O plano cicloviário para o bairro de Casa Amarela é uma oportunidade de vermos uma mudança na qualidade do trânsito do Recife”.

 

Leia também:

 

Audiência pública reúne propostas para instalação de mais ciclovias em Recife 

Agentes da CET farão fiscalização de bicicleta em São Paulo 

Projeto de lei propõe novas regras no Rio para bicicletas elétricas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Emmanuel Marcel Favre-Nicolin - 20 de Maio de 2012 às 09:07 Positivo 1 Negativo 0

A ideia é muito interessante e poderia ser reutilizada em projetos de outras cidade. Em Vitória, por exemplo, seria ótimo! Pode também ajudar reduzindo o vento na orla de Camburi que dificulta frequentemente o tráfego de ciclistas.

Clique aqui e deixe seu comentário