Metrô de São Paulo deveria ter trocado sistema no ano passado

O sistema de sinalização da linha 3-vermelha do metrô de São Paulo deveria ter sido trocado por outro, mais moderno e seguro, no ano passado

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 18 de maio de 2012

Dois trens bateram na linha 3-vermelha do metrô

Dois trens bateram na linha 3-vermelha do metrô

créditos: Jorge Araújo/Folhapress

A linha é a mais movimentada e foi onde ocorreu uma batida entre dois trensanteontem deixando 49 pessoas feridas.

 

A informações são da reportagem de Ricardo Gallo e Eduardo Geraque publicada na edição desta sexta-feira da Folha. A reportagem completa está disponível a assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha.

 

O contrato para a troca da sinalização foi firmado em 2008, no valor de R$ 706 milhões, e previa a conclusão dos serviços em toda a rede em julho de 2011. Até hoje, apenas parte da linha 2-verde recebeu o sistema. A linha 4, privatizada, instalou o seu.

 

O atraso levou o Metrô a multar a Alstom, contratada para o serviço, em R$ 10 milhões. Nem Metrô nem Alstom disseram a razão pela qual o processo atrasou.

 

OUTRO LADO

 

O Metrô diz não haver relação entre a implantação do novo sistema de sinalização e o acidente de anteontem. "O sistema é, será e sempre foi seguro", afirma.

 

A estatal admite que a troca da sinalização ficou para dezembro de 2012, em vez de julho de 2011. Disse que multou a Alstom pelo atraso. A Alstom limitou-se a dizer que o contrato termina em dezembro de 2012.

 

GREVE

 

Em assembleia realizada na última quarta-feira, os integrantes do Sindicato dos Metroviários decidiram entrar em greve a partir das 0h da próxima quarta-feira (23). A proposta do Metrô de São Paulo, de reajuste salarial de 4,65%, não foi aceita. A categoria exige aumento de 14,99%.

 

Apesar de a decisão já ter sido votada, uma nova assembleia deve ocorrer na noite da próxima terça-feira (22), para analisar uma eventual contraproposta do Metrô.

 

Contatada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Metrô disse que a empresa continuará a negociar com os metroviários. Em nota, o Metrô afirmou ainda que "deverá entrar com uma medida cautelar inominada para garantir a prestação de serviços".

 

Alckmin disse que mantém "diálogo com os sindicatos". "Espero que não tenha greve, porque o governo está em diálogo com os sindicatos de trabalhadores, as entidades. O diálogo é permanente, só faz greve quando não tem diálogo. Greve prejudica a população. Nós mantemos a disposição para o diálogo, mas também não vamos aceitar nenhum tipo de chantagem."

 

Leia também:

 

SP: investimento no Metrô sobe, mas ainda é menor que o prometido 

Cinco cidades têm greve de metrô; SP faz reuniões 

Dois trens batem na linha 3-vermelha do metrô de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário