No Rio, primeira etapa da Transoeste será inaugurada no dia 6 de junho

Trecho que será aberto fica entre Santa Cruz e o terminal Alvorada

Notícias
 

Fonte: R7  |  Autor: Isabele Rangel  |  Postado em: 30 de maio de 2012

Frota de ônibus do BRT Transoeste faz testes

Frota de ônibus do BRT Transoeste faz testes

créditos: GUILHERME LEPORACE / O GLOBO

 

O Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou nesta terça-feira (29) que vai inaugurar no dia 6 de junho a primeira etapa da Transoeste, via expressa de transporte coletivo que vai ligar Santa Cruz à Barra da Tijuca pelo sistema BRT (Bus Rapid Transit). O trecho que entra em operação fica entre Santa Cruz e o terminal Alvorada, na Barra.

 

Pelo projeto, o tempo de espera entre os ônibus deve ser entre um minuto e um minuto e meio, com a intenção de que o passageiro consiga programar a sua chegada . As informações serão fornecidas por painéis de LCD instalados no interior das estações, que também vão alertar sobre o funcionamento do sistema.

 

As estações BRT  terão acessibilidade a portadores de deficiência, idosos ou mesmo mulheres com carrinhos de bebê. As plataformas estão instaladas no mesmo nível do piso dos ônibus, a 95 cm do solo, vai permitir que isso aconteça sem o uso de mecanismos de elevação, como os utilizados na frota comum.

 

O corredor Transoeste terá 64 estações BRT, algumas delas integradas a outros meios de transporte, como trens e metrô. A previsão é que o sistema beneficie 220 mil pessoas por dia, reduzindo pela metade o tempo de viagem entre os bairros da zona oeste.

 

 

Leia também:

 

No Rio, começam testes com ônibus BRT, ainda sem passageiros 

Em Vitória (ES), programa de mobilidade prevê ponte, viadutos e corredores exclusivos de ônibus 

BRT já foi rejeitado pelo Rio de Janeiro há 30 anos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário