BH recebe os primeiros eletropostos de recarga

Concessionária Cemig SIM instala três pontos de carga para veículos elétricos. Para usá-los é necessário o app SIM Charger

Notícias
 

Fonte: Ass. Cemig  |  Autor: Boulanger Campos/ Ass. Cemig  |  Postado em: 07 de dezembro de 2020

Carro em processo de carga

Carro em processo de carga

créditos: Divulgação


A Cemig SIM lançou, ontem (3), um programa para incentivar a mobilidade elétrica em Minas Gerais. A ideia é contribuir para a expansão dos veículos elétricos em Belo Horizonte. Neste primeiro momento serão implantados três pontos públicos de recarga na capital mineira, localizados no Mercado Central, no supermercado Super Nosso (unidade Lourdes), e na concessionária AvantGarde (Bairro Santa Lúcia).


A iniciativa integra um plano para o desenvolvimento da infraestrutura de tomadas de recarga, permitindo a previsibilidade de uso e a evolução do mercado de veículos elétricos. Os interessados em utilizar o serviço podem baixar o aplicativo “SIM Charger”, nas lojas Android e Apple. Cabe ressaltar que os eletropostos poderão ser utilizados por todos, inicialmente sem custo de carregamento.


 Estação de carga da Cemig SIM


A intenção, de acordo com o CEO da Cemig SIM, Danilo Gusmão, é que o projeto seja ampliado gradativamente. “O conceito foi desenvolvido a partir de programa de inovação aberta realizado em parceria com a FIEMG Lab, UseCarGo e Voltbras. Nossa meta é disponibilizar, além da energia, uma infraestrutura robusta para que os usuários de carros elétricos tenham liberdade para planejar seu deslocamento. Há também, outros produtos e serviços pensados para atender às individualidades dos novos usuários da tecnologia de mobilidade elétrica e à expansão do seu uso", afirma.


Além dos eletropostos, a SIM também está realizando um projeto piloto, para compartilhamento de carros elétricos de aluguel. O objetivo é oferecer opções para a expansão do consumo de energia sustentável, de matriz limpa e bem mais econômica, em todo o estado, mas com o foco, também, no território brasileiro.


Em evento realizado na última quinta-feira, as empresas ArcelorMittal e Supermercado Super Nosso receberam um carro Nissan Leaf, movido à energia elétrica, para que possam testar os aplicativos e postos disponíveis. O veículo leva uma hora e 45 minutos para atingir 100% de carga. Atualmente, o valor médio de recarga, com fonte solar, é de R$ 40,00, mas nesta ação as recargas serão gratuitas.


Transição elétrica
O Reino Unido é um dos exemplos quando se fala de mobilidade elétrica. O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou o governo irá banir a venda de novos veículos movidos exclusivamente à combustão a partir de 2035, cinco anos antes do originalmente programado. Na Noruega, 70% dos carros comercializados adotam propulsão elétrica ou híbrida.

 

Leia também:
Programa vai acelerar transição para ônibus elétricos na América Latina
A luta para reciclar baterias, antes que seja tarde
Boletim Mobilize #151: Belém vai ser a "capital da bicicleta"
Baterias ou células de combustível para mover veículos?


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário