Cartilha de acessibilidade é lançada em Seropédica (RJ)

Portadores de necessidades especiais, idosos e pessoas com mobilidade reduzida serão beneficiados pelo projeto em prol da acessibilidade

Notícias
 

Fonte: Site da Baixada  |  Autor: Da Redação  |  Postado em: 04 de junho de 2012

O arquiteto Alessandro Clementino apresentou o Pro

Arq. Clementino, que apresentou a cartilha

créditos: Levi Oliveira

O projeto da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica, lançado no último dia 29 de maio, teve a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). 

Trata-se de um guia para orientar o poder público, empresários e moradores nas mudanças que forem realizadas nas calçadas da cidade.

Segundo o secretário executivo Davi Maciel, que participou da reunião representando o prefeito Alcir Fernando Martinazzo, a próxima etapa é criar um projeto de lei de padronização das calçadas para ser enviado à Câmara de Vereadores. “Com a lei, todos terão que seguir as recomendações da cartilha. É importante que as calçadas sigam as normas que permitam a todos utilizarem este espaço com segurança, principalmente os que têm dificuldades para se movimentar”, disse.

 

A cartilha permitirá também que a Prefeitura busque recursos junto aos órgãos públicos federais para fazer essas mudanças necessárias na cidade, afirmou um dos idealizadores, o arquiteto Alessandro Clementino: “Com a cartilha e a aprovação da lei, Seropédica poderá requisitar do Ministério das Cidades fomento para obras que tornem as calçadas da cidade acessíveis a todos”, informou.

 

Alessandro enfatizou a importância do projeto, não só para pessoas com deficiências, mas para aquelas com dificuldade momentânea de locomoção. “A gente quer mais estrutura. E mostrar à população que é possível. Muitas pessoas não conseguem ir ao posto de saúde, bancos emercados porque não tem acesso correto. Algumas não têm autonomia para se locomover. O projeto é também para idosos, cadeirantes, carrinhos de bebê, entre outros”, destacou.

 

Luiz Gustavo Guimarães, representante da ABCP, parabenizou a prefeitura pela cartilha e pelo projeto. “É um instrumento legal muito útil para a cidade”, declarou.

 

Leia também:

 

Tire dúvidas sobre vagas para deficientes 

Condições de acessibilidade da Arena Pantanal são detalhadas em Cuiabá 

IBGE revela: 30% das casas no país não têm calçadas 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Alessandro - 16 de Janeiro de 2013 às 19:07 Positivo 0 Negativo 0

Faça o download da cartilha no endereço abaixo: http://www.seropedicaonline.com/news/secretaria-de-planejamento-e-desenvolvimento-sustentavel-de-seropedica-e-premiada-por-criar-projeto-de-calçada-acessivel/

Clique aqui e deixe seu comentário