Em Recife, ciclovia ganha adeptos na Zona Norte

Um mês após a mudança no tráfego, espaço reservado para bicicletas fortalece o transporte sustentável

Notícias
 

Fonte: Jornal do Commercio  |  Autor: Roberta Soares  |  Postado em: 30 de agosto de 2012

Ciclovia na Zona Norte

Ciclovia na Zona Norte

créditos: Marcos Pastich/JC Imagem

 

Enquanto usuários do carro reclamam das mudanças promovidas com a implantação do binário das Estradas do Arraial e Encanamento, entre os bairros de Casa Forte, Parnamirim e Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, os ciclistas utilizam cada vez mais a ciclovia (ou ciclofaixa) que veio inserido no polêmico projeto, que completa um mês nesta terça-feira (28). Ela já é um sucesso. Alheios à reação crítica de motoristas, moradores e passageiros de ônibus, os usuários das bicicletas têm feito a festa. Principalmente agora, depois que a ciclovia recebeu tachões para segregá-la do tráfego de veículos. Ficou mais segura e ganhou novos adeptos. Polêmicas à parte, o fato é que, pela primeira vez, o carro perdeu espaço para a bicicleta.

 

"Minha vida ficou bem mais fácil. Moro no fim da Estrada do Arraial, no Monteiro, e estudo no início da via. Ou seja, vou e volto pela ciclovia. Antes, levava 15 minutos para chegar à escola. Agora, são apenas 5 minutos. Sinto-me muito mais seguro agora com a colocação dos tachões, o que evitará a invasão do espaço pelos carros", comenta o estudante Romário Marques de Oliveira.

 

Deixando as bicicletas e chegando ao automóvel, a polêmica continua no primeiro mês do binário. Na tentativa de minimizar o impacto na circulação de veículos, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) promoveu uma pequena alteração e vai realizar outra no próximo sábado (1º). O semáforo existente na Rua Desembargador Góes Cavalcante, nas imediações do cruzamento com a Rua Padre Roma, na altura da Praça de Parnamirim, foi desativado.

 

“O sinal deixou de ter finalidade porque os veículos que saem da Padre Roma ou retornam pela Praça de Parnamirim não podem mais entrar à direita na Estrada do Encanamento, já que a mesma virou mão única”, explica a presidente da CTTU, Maria de Pompéia Pessoa.

 

A segunda mudança ocorrerá na Rua Virgínia Loreto, em Parnamirim. A via deixará de ser mão dupla e passará a ter sentido único da Avenida 17 de Agosto para a Rua João Tude de Melo, facilitando o acesso a bairros da Zona Oeste, como Torre e Madalena.

 

Em função da alteração, o semáforo localizado no cruzamento da via com a 17 de Agosto será deslocado para a João Tude de Melo. “Outras mudanças estão sendo estudadas e poderão ser implementadas em 30 dias, prazo estipulado pelo prefeito João da Costa. Estamos debruçados sobre esses estudos para melhorar a circulação”, afirma Pompéia.

 

Questionada se a CTTU poderá desfazer o binário se as alterações não surtirem o efeito esperado, Maria de Pompéia diz que tudo é possível. “Estou muito tranquila com relação a isso. Poderemos voltar atrás sem constrangimento. Agora, é importante lembrar que a circulação no entorno da Praça de Parnamirim sempre foi difícil e que, antes de implantarmos o binário, a população cobrava a sua execução.”

 

No próximo sábado, a partir das 9h, moradores da região vão fazer um protesto, na Praça de Parnamirim, contra a mudança. Os organizadores do ato distribuíram panfletos durante o último fim de semana.

 

O binário implantado pela CTTU transformou as Estradas do Encanamento e do Arraial em vias de mão única. A primeira na direção subúrbio-Centro e a segunda no sentido contrário.

 

Leia também:

30 dias, um binário e muitas dúvidas 

Recife não ganha um corredor de ônibus há mais de 4 anos 

Invisíveis, mas nem tanto 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário