Mobilidade sustentável em SP: as promessas dos candidatos

Principais candidatos à prefeitura da capital paulista apresentam seus planos para a mobilidade urbana sustentável. Assessoria de José Serra enviou resposta com atraso

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 04 de setembro de 2012

 

São Paulo é a cidade escolhida para esta segunda reportagem do Mobilize Brasil, dentro da série que apresenta os planos de mobilidade sustentável dos candidatos a prefeito de onze capitais brasileiras. A intenção é que o eleitor conheça e avalie bem as propostas dos candidatos, e cobre depois do futuro prefeito da maior cidade do país suas promessas de campanha.  

 

 

Segundo a última pesquisa Datafolha, de 28 e 29 de agosto, os três primeiros prefeituráveis na disputa eleitoral paulistana são: Celso Russomanno (PRB), com 31%; José Serra (PSDB), com 22%; e Fernando Haddad (PT), com 14%. Atrás, ficaram Gabriel Chalita (PMDB), com 7%, e Soninha (PPS), com 4%. Estes foram os candidatos procurados pelo Mobilize*. O tucano José Serra, que através de sua assessoria não havia se pronunciado até o fechamento da edição, enviou resposta uma semana depois. Apesar de consultada várias vezes, por telefone e e-mails, a assessoria do candidato não encaminhou nenhuma linha, nem justificou o silêncio peessedebista. 

Leia a seguir o que responderam os candidatos à seguinte questão: 

 

"Caso seja eleito, qual o principal projeto de mobilidade urbana sustentável que implementará durante o seu governo?” 
 

 

Celso Russomanno (PRB)

O candidato ressaltou seu bom relacionamento com a presidente e com o governador de São Paulo, além de declarar igrejas essenciais para o combate às .... Foto: Bruno Santos/Terra















Apresentador de TV, ex-deputado federal e

candidato do Partido Republicano Brasileiro

pela coligação Por Uma Nova São Paulo 

 

"Eu sou totalmente a favor de projetos sustentáveis na cidade de São Paulo. Tenho 22 bicicletas espalhadas pelos imóveis que temos e aprovo a ideia da construção das ciclovias, com educação de trânsito aos motoristas e pedestres. Eu sou ciclista. A ciclovia é importante, mas tem de fazer direito, não como a prefeitura vem fazendo atualmente. 

 

Eu gostaria de ver na cidade a alternativa de ir pedalando ao trabalho. O ciclista ocupa menos espaço que o carro e colabora para a mobilidade. Vou colaborar para ter mais ciclovias, mas não esses remendos feitos no bairro de Moema."

 

 

Fernando Haddad (PT)

photo













Ex-ministro da Educação e candidato do Partido
dos Trabalhadores à prefeitura pela coligação
Para Mudar e Renovar São Paulo

 

"Nossa gestão colocará em prática um plano integrado de mobilidade urbana sustentável e transporte público de qualidade, baseado na criação do Arco do Futuro, que tem por objetivo descentralizar a distribuição dos postos de trabalho em São Paulo, evitando longos deslocamentos e diminuindo o trânsito em direção ao centro expandido.

 

O Arco do Futuro começa na avenida Cupecê e segue pelas Marginais dos rios Pinheiros e Tietê e pela avenida Jacu-Pêssego. Nosso compromisso é reduzir de 5% para 2% o ISS das empresas que se instalarem ao longo e no entorno do arco, além de diminuir o IPTU (podendo até zerar) das companhias que investirem na região e de investir cerca de R$ 20 bilhões em obras viárias com a ajuda do governo federal. 

 

Além disso, vamos criar 150 km de novos corredores e outros 150 km de faixas exclusivas para ônibus, diminuindo a circulação de carros nas grandes avenidas e estimulando o uso do transporte coletivo. Os corredores de ônibus existentes serão recuperados, e a SPTrans e a CET passarão a gerenciar de maneira efetiva o trânsito, poupando os ônibus de congestionamentos e informando o usuário. Ao mesmo tempo, vamos promover o uso de energias renováveis, substituindo gradualmente o uso de combustíveis fósseis por outros com menor potencial poluente. Vamos ainda disponibilizar recursos da prefeitura para que o metrô acelere suas obras de expansão, mediante a negociação de prazos e metas com o governo estadual, que é o ente federativo responsável pelos investimentos nesse modal. Nossa gestão apoiará, sobretudo, a antecipação da entrega das estações Jardim Ângela, Pirituba, Lapa e Cerro Corá. 

 

O uso da bicicleta também ganhará espaço: a prefeitura vai incentivar seu uso, explorando seu potencial como meio de transporte em campanhas educativas de trânsito. Criaremos um sistema cicloviário com vias conexas e contínuas para a circulação segura das bicicletas, com a redução da velocidade máxima nas vias arteriais, de modo a diminuir riscos para os ciclistas. Haverá sinalização viária específica, normas de prioridade e circulação, infraestrutura e equipamentos para o estacionamento e guarda de bicicletas junto aos principais centros de destino das viagens, às estações e terminais de transporte público.

 

A bicicleta, porém, é apenas um dos modais disponíveis. Para que possa ter seu uso ampliado, é preciso que ela dialogue com o sistema público de transporte como um todo. Nesse sentido, o Bilhete Único é fundamental: por meio dele, a prefeitura criará um sistema pelo qual o usuário poderá pagar o empréstimo e o compartilhamento de bicicletas com os créditos do seu próprio bilhete. Também haverá postos de venda da Zona Azul onde será possível usar o Bilhete Único para pagar o estacionamento integrado com o transporte coletivo. E não é só: vamos criar o Bilhete Único diário, semanal e mensal, com validade temporal definida, para que o usuário realize tantas viagens quantas deseje no período de tempo escolhido, obtendo descontos maiores quanto mais longo for o período adquirido." 

 

 

Gabriel Chalita (PMDB) 

photo





















Ex-secretário da Educação do Estado de

São Paulo, candidato do PMDB à prefeitura

pela coligação São Paulo em 1º Lugar

(foto: Cacalos Garrastazu)

 

"A mobilidade urbana será melhorada por meio de diversas ações integradas, com investimentos em vários meios de transporte, infraestrutura e gestão do trânsito. Haverá ampliação dos corredores de ônibus já existentes (permitindo a ultrapassagem dos veículos), o redesenho de linhas (para torná-las mais eficientes) e a construção de novos corredores, no modelo dos BRTs, para ligar bairros distantes e populosos ao centro da cidade com menos paradas no caminho, de forma a reduzir o tempo de percurso. Um projeto de corredor expresso, pronto para ser implementado já no primeiro ano de governo, conectará diretamente, sem paradas, Itaquera ao centro da cidade. 

 

No caso dos corredores atuais, é preciso modernizá-los e corrigir absurdos como a falta de áreas para ultrapassagem que faz com que, em alguns casos, os ônibus cheguem a ficar até 12 minutos parados nos pontos enquanto aguardam o embarque de passageiros, prejudicando o fluxo de todo o corredor. Precisamos usar de forma inteligente tanto a infraestrutura quanto a frota de cerca de 15 mil ônibus já disponíveis na cidade, fazendo as mudanças necessárias ao mesmo tempo em que investimos em novos projetos. O prefeito também deve participar ativamente dos projetos de ampliação do metrô, juntamente com os governos estadual e federal.

 

Hoje acontecem 7 milhões de viagens a pé na cidade de São Paulo por dia, e apenas 304 mil de bicicleta. Ou seja, a bicicleta poderia ocupar um espaço maior na matriz de transportes do município, substituindo parte dos trajetos a pé. Além do seu uso como lazer, principalmente nos finais de semana. Entretanto, é preciso que haja uma política de segurança para o uso da bicicleta na cidade. Isso envolve a construção de ciclovias bem sinalizadas, seguras, com manutenção e fiscalização da prefeitura, e nunca com as mesmas faixas competindo diretamente com os carros, para impedir novas mortes de ciclistas no trânsito (nos últimos anos, o acidente fatal com ciclistas no trânsito de São Paulo tem variado entre 60 e 100 mortes por ano). Também devemos ampliar os projetos de aluguel de bicicletas, a integração com o metrô e o número de vagas de estacionamento. Campanhas educativas e de conscientização para motoristas e ciclistas serão constantes." 

 

Soninha (PPS) 


  










Jornalista e ex-vereadora, candidata do Partido

Popular Socialista pela coligação Um Sinal Verde

para São Paulo

 

"Medidas para melhorar a qualidade do serviço público, para quem já o utiliza e para atrair novos usuários:
 

- Implantar novos corredores 

- Implementar efetivamente linhas-tronco nos corredores, com veículos de maior capacidade operando no modo "metrô sobre rodas" ou “BRT” para melhorar a fluidez, regularidade e duração das viagens 

- Implantar o pagamento de tarifa nos pontos ou estações nos corredores, antes do embarque 

- Assegurar conforto para passageiros, motoristas e cobradores - nos veículos, pontos, terminais (assentos, ruído, temperatura, qualidade do ar, banheiros, áreas de alimentação e serviços, internet sem fio) 

- Implantar efetivamente a acessibilidade universal em pontos, terminais e veículos 

- Ampliar a oferta de linhas perimetrais inter-bairros e regiões (ex: ligação norte-noroeste)  

- Oferecer ônibus 24 horas e aumentar a oferta nos fins-de-semana 

- Expandir as linhas de trólebus, com substituição por veículos mais modernos  

- Estudar a viabilidade de implantação do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) a médio prazo nos corredores 

- Melhorar a integração entre os vários modais; implantar garagens de automóveis e bicicletários junto a estações de metrô 

- Implantar um Sistema Cicloviário na cidade, elaborando Planos Cicloviários para cada bairro e distrito 

- Aumentar a oferta de bicicletas de uso compartilhado 

- Implantar passarelas para pedestres e ciclistas sobre as Marginais Tietê e Pinheiros 

- Oferecer barcas para travessia de passageiros nas represas Billings e Guarapiranga 

- Aperfeiçoar os mecanismos de controle de pontualidade (completar a instalação de GPS nos veículos e  do Sistema Integrado de Monitoramento); velocidade (monitoramento dos tacógrafos), segurança (boas condições do veículo e a conduta correta do motorista), impacto ambiental (substituir, paulatinamente, a matriz energética da frota de ônibus por modos menos poluentes) 

- Fiscalizar a manutenção da estrutura viária, pontos, terminais, elevadores e escadas rolantes  com equipes em motos elétricas ou bicicletas 

- Aperfeiçoar mecanismos para recebimento de reclamações e sugestões 

- Reduzir o custeio: racionalizar o sistema e aumentar a produtividade, evitando sobreposição ou carência de linhas , excesso ou falta de veículos 

- Lutar politicamente pela redução do custo dos insumos (impostos sobre o diesel; IPI para a aquisição de microônibus; tarifa pelo uso de energia elétrica no sistema de trólebus) 

- Aumentar a receita extra-tarifária  com exploração de publicidade em veículos e pontos e  licitação de pontos comerciais nos terminais 

- Desestimular a circulação de automóveis na região central, consultando a população em plebiscito sobre as alternativas “rodízio ampliado” e “pedágio urbano” 

- Diminuir o número de vagas de estacionamento em vias públicas para ampliar calçadas e ciclofaixas 

- Rever  as restrições para ônibus fretados 

- Estudar o impacto no trânsito antes de conceder licenças para novos empreendimentos 

- Promover uma política de redução de distâncias e redução da desigualdade

 

José Serra (PSDB)

Ex-prefeito e ex-governador, é candidato pela coligação Avança São Paulo

 

"As propostas de José Serra para aprimorar a mobilidade urbana em São Paulo de maneira sustentável abrangem desde melhorias nas calçadas até o incentivo a meios alternativos de transporte, passando pela expansão continuada da malha de trilhos de metrô e de superfície, que tem sido constante desde que Serra foi prefeito da capital e, posteriormente, governador de São Paulo. Atenção permanente à melhoria do transporte público, por meio da ampliação de corredores de ônibus e à modernização da frota, tornando-a menos poluente e totalmente acessível a pessoas com deficiência, é outra das metas. Em suma, buscamos mais comodidade para o pedestre, maior oferta de transporte público de qualidade e um impulso decidido a alternativas que ajudem a enfrentar o desafio do trânsito na cidade e que colaborem para a redução das emissões de gases de efeito-estufa na metrópole paulista.

 

Abaixo, listamos as principais propostas de José Serra para promover a melhoria da mobilidade urbana na cidade de São Paulo, respeitando, sempre, o meio ambiente: 

 

 - Reconstrução e padronização das calçadas, com atenção à acessibilidade, nas áreas de maior circulação de pedestres e daquelas situadas em pontos de interesse turístico da cidade e em frente a estações de metrô e da CPTM, terminais de ônibus, escolas, hospitais e demais equipamentos públicos municipais. Intensificar a fiscalização das calçadas, exigindo atendimento a padrões legais e manutenção adequada;

 

- Ampliação dos corredores de ônibus em, pelo menos, 60% em relação à extensão atual, que é de 120 km;

- Ampliação, em parceria com o Governo do Estado, das linhas de metrô e monotrilho. Atualmente, a prefeitura atua em convênio com o Metrô para a implantação de algumas das linhas em obras na cidade, a exemplo do monotrilho entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes. Trata-se de algo que, nas gestões anteriores, desde 1980, não era feito. Temos hoje quatro linhas em obras e, a partir de 2013, serão sete, algo só visto no mundo atualmente na China. A rede de transporte sobre trilhos na cidade chegará a 100 km até 2014 – atualmente são 74 km;

- Continuar o processo de renovação da frota de ônibus, tornando-a 100% acessível a pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção. Hoje, da frota de cerca de 15 mil ônibus na cidade, mais da metade, ou cerca de 8,5 mil, já são acessíveis – desde 2009, todos os veículos novos já são dotados de algum tipo de acessibilidade na cidade, de maneira a colaborar com a redução de gases poluentes na cidade. Estima-se que o programa posto em marcha pela prefeitura desde 2005 já permitiu um corte de 6 mil toneladas nas emissões desde então;

- Dar continuidade ao programa Ecofrota, que prevê a utilização progressiva de combustíveis limpos na frota de ônibus de São Paulo, de acordo com a Lei de Mudanças Climáticas adotada pioneiramente pelo município a partir de junho de 2009: O programa estipula que todo o sistema de transporte público deverá operar com combustível renovável até 2018. Faremos esforços para acelerar esta transição e alcançar o objetivo o quanto antes. Vale registrar que, de fevereiro de 2011 a janeiro de 2012, houve redução de 13,9% nas emissões dos poluentes dos ônibus em decorrência do programa;

- Renovação da frota de trólebus que circula na cidade, colaborando para o transporte público com emissão zero de poluentes;

- Ampliação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas: o uso da bicicleta já vem tendo apoio decidido do poder público em São Paulo. Nos últimos anos, demos um salto considerável na disponibilidade de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas na cidade. Hoje, sua extensão chega a 183 km e nosso compromisso, já assumido publicamente, inclusive junto a entidades cicloativistas, é elevá-la a 400 km ao final dos próximos quatro anos;

-Ampliar o número de bicicletários nas estações de Metrô e da CPTM, bem como em terminais e pontos de ônibus, de forma a incentivar seu uso por aqueles que completam o trajeto por meio de metrôs, trens e/ou ônibus;

- Ampliação do programa “Escolas de Bicicleta”, criado pela atual gestão, que produz e utiliza bicicletas feitas de bambu, construídas por alunos de CEUs da cidade, e também ajuda a formar novos e conscientes ciclistas;

- Dar continuidade ao projeto Bike Sampa, com a expansão dos pontos de empréstimos de bicicletas na cidade;

- Aumentar a quantidade de semáforos inteligentes: Trata-se de uma maneira de tornar o trânsito na cidade mais fluido, aproveitando alternativas tecnológicas mais modernas disponíveis no mercado. Hoje já existem 1.536 cruzamentos com semáforos inteligentes em São Paulo, dos quais 236 funcionam em tempo real;

- Iniciar o programa de instalação de semáforos sonoros na cidade de São Paulo;

- Ampliar o atendimento do serviço Atende, que oferece transporte gratuito porta a porta a pessoas com deficiência física com alto grau de severidade e dependência, impossibilitadas de utilizar outros meios de transporte público: nos últimos oito anos, a frota de veículos foi ampliada em mais de 40% e hoje conta com 384 unidades e beneficia mais de 7 mil usuários;

- Ampliar os programas de educação no trânsito. 

 

*Os demais candidatos - Paulinho da Força (PDT), Ana Luiza (PSTU), Carlos Giannazi (PSOL), Anaí Caproni (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Miguel (PPL), com 2% ou menos da intenção de votos, não foram consultados.   

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Daniel - 05 de Setembro de 2012 às 13:17 Positivo 2 Negativo 1

As propostas dos candidatos são razoáveis, mas nenhuma delas parece que toca no ponto crucial. Este ponto crucial seria a limitação da produção de automóveis, principalmente de carros, pelo menos em determinadas capitais como São Paulo. Em São Paul

Clique aqui e deixe seu comentário