Governador de RO recebe projeto que busca a redução de acidente

Preocupado com o trânsito caótico de Porto Velho, o governo estadual, em conjunto com a prefeitura municipal, está tomando diversas medidas para combater o problema.

Notícias
 

 |  Autor: DECON / Jornal Nortão Online  |  Postado em: 26 de julho de 2011

governador Confúcio Moura

governador Confúcio Moura

créditos: DECON / Jornal Nortão Online

No mês passado, o governo em parceria com o município lançou o programa “Trânsito Vivo, a vida pede atenção”, que tem o objetivo de promover ações educativas e repressivas no trânsito da Capital.

Ainda para discutir e buscar soluções para o trânsito, o governador Confúcio Moura recebeu na manhã desta terça-feira (26), no gabinete da Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan), o coordenador do setor de estatísticas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Iremar Torres, que apresentou um projeto contendo pontos que visam reduzir os índices de acidentes.

Torres explicou que para tentar solucionar ou minimizar os impactos causados pela violência no trânsito é preciso trabalhar em três princípios básicos: engenharia, educação e fiscalização.

No projeto apresentado ao governador, foram destacados alguns pontos como o monitoramento por região, a implantação de radares para o controle e fiscalização do excesso de velocidade, além da sinalização semafórica. O governador Confúcio Moura disse que apesar de ser competência do município, o Estado pode fazer um acordo de cooperação. “O que não pode é que vidas continuem a ser ceifadas pela violência do trânsito”, disse o governador.

Torres explicou ainda que os países que implantaram a política de controle eletrônico conseguiram reduzir de 30% a 90% os índices de acidentes.

O projeto apresenta ainda a proposta de pistas exclusivas para pedestres, ciclistas, cadeirantes e deficientes visuais; faixa de pedestre com elevação, que também funciona como redutor de velocidade; a “onda verde”, que consiste no sincronismo dos semáforos, já instalada pela prefeitura em alguns pontos da capital; além de uma metodologia mais elaborada para fiscalização.

“Não adianta apenas fazer blitz. O motorista trafega sem cinto, fazendo ‘ziguezague’ e quando vê a blitz, coloca o cinto e passa direitinho. Temos que fiscalizar o dia-a-dia e monitorar o que os condutores fazem nas ruas”, explicou Torres.

A educação de base, com a inclusão da disciplina referente ao trânsito, também é uma das questões abordadas no projeto. “Precisamos ver a questão humanitária, a educação precisa ser trabalhada também, mas o resultado disso vem em longo prazo. Precisamos que faça parte da grade curricular das escolas, vire um tema permanente entre os futuros condutores”, finalizou Torres.

O governador Confúcio Moura elogiou o trabalho e prometeu analisá-lo com mais precisão. “O Estado não vai se omitir nem medir esforços para promover um trânsito de paz, onde as pessoas tenham segurança de ir e vir”, afirmou o governador.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário