Ônibus de Curitiba trazem mensagens de respeito ao ciclista

A campanha faz parte da ação "Vida no Trânsito", promovida pela Organização Mundial da Saúde (ONU)

Notícias
 

Fonte: Ir e Vir de Bike  |  Autor: Alexandre Costa Nascimento  |  Postado em: 07 de novembro de 2012

Mensagens educativas na frota de ônibus: respeito

Mensagens educativas na frota de ônibus

créditos: Alexandre Costa Nascimento/Ir e Vir de Bike

 

Parte da frota dos ônibus urbanos de Curitiba passou a circular na última segunda-feira (5) exibindo nos vidros traseiros mensagens educativas de incentivo ao respeito e compartilhamento seguro das vias. Duas das peças são voltadas exclusivamente à questão dos ciclistas no trânsito.

 

Uma delas destaca o artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que determina que o motorista deve guardar distância lateral de 1,5 metro ao passar ou ultrapassar uma bicicleta. O cartaz traz ainda a mensagem "Respeite o ciclista. Pratique essa ideia". Outra versão, voltada aos usuários da bicicleta, orienta: "Ciclista, sinalize suas intenções. Pratique essa ideia".

 

A campanha faz parte da iniciativa Vida no Trânsito, da Organização Mundial de Saúde, órgão das Nações Unidas (ONU) para redução de mortes nas ruas e estradas do país. Curitiba é uma das cinco capitais do país com ações do programa, que por aqui é coordenado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).

 

O uso dessa mídia - chamada busdoor - é privativo da prefeitura municipal. A reivindicação de que esse recurso fosse usado para campanhas educativas voltadas aos ciclistas é uma antiga reivindicação dos movimentos cicloativistas da capital paranaense. 

Mas, ao invés disso, o espaço vinha sendo frequentemente para publicidade institucional com fins, digamos, menos nobres.


Na foto abaixo, agente orienta ciclista na rua XV de Novembro, região central de Curitiba (Foto: Luiz Costa/SMCS)

Luiz Costa/SMCS / Blitz educativa orienta ciclistas a não trafegarem sobre o calçadão da Rua XV de Novembro

 

 

Por isso, a implantação da campanha, que passa literalmente a circular pela cidade, levando a mensagem para milhares de pessoas, é uma conquista importante que merece elogios.

 

Porém, a inclusão da campanha educativa nos ônibus não é um fim em si mesmo. A criação de uma cultura de compartilhamento seguro das vias e respeito no trânsito só terá efeito se for uma política permanente, que vá além das discussões partidárias ou ideológicas.

 

Além disso, é preciso que a campanha educativa seja acompanhada da fiscalização efetiva, com aplicação de multa aos infratores.

 

Para os motoristas de ônibus e táxis da capital, se faz necessária a aplicação de cursos obrigatórios de reciclagem, com conteúdo para promover a distensão das relações com os diversos atores do trânsito.

 

Em São Paulo, por exemplo, a SPTrans, gestora do transporte público local, implantou um curso obrigatório para todos os motoristas, pautado na convivência pacífica entre ônibus e bicicletas. Em pouco mais de 6 meses, mais de 30 mil motoristas passaram pelo treinamento. Em três anos, o resultado foi uma redução de 66% no número de mortes envolvendo ônibus e ciclistas.

 

Outras ações 

Reprodução/PMC / Agentes da ciclopatrulha da Setran passam por painel do Anel Central com mensagem de alerta aos motoristas
Criada na atual gestão municipal, a Setran sinalizou com o início da implantação de políticas amigáveis aos ciclistas no trânsito. Essas ações, porém, foram interrompidas após a troca de comando na secretaria por motivos políticos.

 

Em março, a secretaria promoveu o 2º Fórum Curitiba de Trânsito tendo como tema ciclomobilidade. No evento, o então secretário foi cobrado publicamente para promover campanhas com foco no artigo 201 do CTB, inclusive, usando o busdoor.

 

Em junho, foram instalados painéis publicitários do mobiliário urbano com cartazes promovendo o respeito ao ciclistas, mas eles permaneceram por apenas duas semanas.


Durante algumas semanas, a secretaria também passou a exibir nos painéis de trânsito do Anel Central mensagens educativas focadas exclusivamente na questão da bicicleta, como foco tanto na educação dos motorista quanto na dos ciclistas.

 

A secretaria também promoveu blitze educativas no calçadão da Rua XV de Novembro para evitar que ciclistas pedalem em local proibido.

 

Logo que foi criada, a Setran implantou uma ciclopatrulha, em que os agentes de trânsito usam bicicletas para fazer rondas e a fiscalização do trânsito na cidade.

 

A equipe conta atualmente com 4 viaturas -- a promessa era terminar o ano com 20 bicicletas, o que não será cumprido.

Na foto acima, agentes da ciclopatrulha da Setran passam por painel do Anel Central com mensagem de alerta aos motoristas

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário