BUD, o bonde sem trilhos de Curitiba. Será apenas mais uma sigla?

Governo do Paraná divulga mais informações sobre o novo veículo de transporte coletivo guiado por trilhos virtuais. E lança o Bonde Urbano Digital (BUD)

Notícias
 

Fonte: Governo do Paraná  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de setembro de 2025

Bonde Urbano Digital: um híbrido de ônibus e bonde

Bonde Urbano Digital: um híbrido de ônibus e bonde

créditos: Roberto Dziura Jr./AEN

O governo do Paraná divulgou neste sábado (6) informações atualizadas sobre o veículo sem trilhos que operará experimentalmente na cidade de Curitiba. A nota foi publicada logo após a chegada do novo transporte coletivo ao Porto de Paranaguá, no final de agosto.


Batizado como Bonde Urbano Digital (BUD), o veículo é movido por baterias de íons de lítio de 600 kWh, que podem ser carregadas rapidamente nas estações por pantógrafos aéreos. Conforme a nota, bastam 30 segundos de carga para garantir autonomia de 3 km a 5 km, com recarga completa à noite, nas garagens, o que permite até 40 km de operação contínua. A tecnologia também está preparada para, futuramente, operar com hidrogênio, informa o governo paranaense.


O novo modelo de transporte tem durabilidade estimada em 30 anos (o dobro de um ônibus comum biarticulado), o que representa "um salto em custo-benefício para o transporte público".

 

 Interior do novo transporte experimental de Curitiba Foto: Roberto Dziura Jr./AEN



Como vai funcionar


+ Qual será o valor da passagem?
O mesmo do transporte tradicional, R$ 5,50, que continuará operando durante os testes.


+ Quantos passageiros ele transporta?
O Bonde Urbano Digital terá capacidade para até 280 passageiros, mas segundo a CRRC, é possível adicionar mais dois carros à composição, até o limite de 500 passageiros. A empresa também informa ser possível a circulação de dois veículos em sequência, sob comando da cabine onde está o operador.


+ Qual será o trajeto?
A rota percorrida pelo veículo sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 km.

 

+ Qual a velocidade do BUD
O novo veículo terá operação bidirecional e pode atingir velocidade de até 70 km/h, embora essa não seja a velocidade operacional pretendida.


+ Terá condutor?
Sim, todos os testes serão realizados com motoristas. No entanto, o BUD tem tecnologia para autonomia, o que será feito em parceria com órgãos de regulamentação de trânsito.


+ Como será feito o recarregamento?
O BUD será recarregado por pantógrafos aéreos (dispositivo instalado no teto para coletar energia elétrica da rede aérea) ao longo da operação.


Experimento
Especialistas em transportes consideram que o sistema é basicamente um ônibus elétrico articulado com a aparência de um trem ou veículo leve sobre trilhos. Resta saber se o novo veículo, que já opera na China, no México, Indonésia e em outros países será capaz de enfrentar os desafios do transporte coletivo em uma cidade brasileira. Projetado para funcionar sem condutor, o "bonde sem trilhos" tem funcionado sempre com apoio de um operador humano, por motivo de segurança. A dispensa dos trilhos e de fiação elétrica aérea reduz drasticamente os tempos e custos de implantação do sistema de transportes. Mas a eficiência dos sensores que guiam e controlam os veículos ainda não foi plenamente demonstrada.


O contrato do governo paranaense foi firmado com a empresa chinesa CRRC Corporation, prevendo 15 meses de experiência, passíveis de prorrogação. A  aferição dos resultados ficará a cargo da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep). Por enquanto, depois do BRT, LRV, VLT, temos agora somente uma nova sigla, o BUD.


Leia também:
Curitiba vai testar bonde sem trilhos
Na China, trem sem condutor circula por ruas em vez de trilhos
"Bondes" chineses sem trilhos seriam alternativa para as cidades?

Onde estão os ex-passageiros de ônibus de Curitiba?
Em Curitiba, calçadas acessíveis podem ter desconto no IPTU

 

Apoie o Mobilize Brasil 

 
 
 

Comentários

 
 

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário