O governo do Paraná divulgou neste sábado (6) informações atualizadas sobre o veículo sem trilhos que operará experimentalmente na cidade de Curitiba. A nota foi publicada logo após a chegada do novo transporte coletivo ao Porto de Paranaguá, no final de agosto.
Batizado como Bonde Urbano Digital (BUD), o veículo é movido por baterias de íons de lítio de 600 kWh, que podem ser carregadas rapidamente nas estações por pantógrafos aéreos. Conforme a nota, bastam 30 segundos de carga para garantir autonomia de 3 km a 5 km, com recarga completa à noite, nas garagens, o que permite até 40 km de operação contínua. A tecnologia também está preparada para, futuramente, operar com hidrogênio, informa o governo paranaense.
O novo modelo de transporte tem durabilidade estimada em 30 anos (o dobro de um ônibus comum biarticulado), o que representa "um salto em custo-benefício para o transporte público".
Experimento
Resta saber se o novo veículo, que já opera na China, no México e em outros países será capaz de enfrentar os desafios do transporte coletivo em uma cidade brasileira. O contrato foi firmado com a empresa chinesa CRRC Corporation, prevendo 15 meses de experiência, passíveis de prorrogação. A aferição dos resultados ficará a cargo da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep).
Interior do novo transporte experimental de Curitiba Foto: Roberto Dziura Jr./AEN
Como vai funcionar
+ Qual será o valor da passagem?
O mesmo do transporte tradicional, R$ 5,50, que continuará operando durante os testes.
+ Quantos passageiros ele transporta?
O Bonde Urbano Digital terá capacidade para até 280 passageiros.
+ Qual será o trajeto?
A rota percorrida pelo veículo sairá do Terminal de Pinhais, passando pela Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rodovia Dep. João Leopoldo Jacomel até chegar ao Terminal São Roque, em Piraquara, de maneira direta, em uma extensão de cerca de 10 km.
+ Qual a velocidade do BUD
O novo veículo terá operação bidirecional e pode atingir velocidade de até 70 km/h.
+ Terá condutor?
Sim, todos os testes serão realizados com motoristas. No entanto, o BUD tem tecnologia para autonomia, o que será feito em parceria com órgãos de regulamentação de trânsito.
+ Como será feito o recarregamento?
O BUD será recarregado por pantógrafos aéreos (dispositivo instalado no teto para coletar energia elétrica da rede aérea) ao longo da operação.
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