Motorista de ônibus dá lição de trânsito (e cidadania) na Paraíba

De tanto testemunhar acidentes com pedestres, condutor de transporte público na região metropolitana de João Pessoa criou uma ONG (Etev) dedicada à educação no trânsito

Notícias
Fotos
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha/ Mobilize  |  Postado em: 14 de janeiro de 2013

Luiz André em ação, nas ruas de Santa Rita (PB)

Luiz André em ação, nas ruas de Santa Rita (PB)

créditos: Divulgação ETEV

 

Quem melhor do que um motorista de ônibus para criar um projeto de educação para o trânsito?

 

Foi justamente essa proximidade com os problemas envolvendo pedestres e carros nas ruas de sua cidade, Santa Rita, na região metropolitada de João Pessoa-PB, que levou o condutor Luiz Carlos André a desenvolver, por iniciativa própria, um projeto que em 2008 resultou na fundação da ONG Educar para o Trânsito Educar para a Vida (Etev)

 

"De tanto testemunhar acidentes no meu dia-a-dia de trabalho, e ver que por trás sempre há a falha humana, decidi arregaçar as mangas. Montei um projeto educativo para levar educação às escolas, igrejas, empresas de transporte coletivo, centros comunitários da Paraíba e até nas vias públicas".

 

E acrescenta: "Como pai e cidadão, senti que era meu dever. Resolvi não esperar mais pelo apoio - que não vinha - dos gestores públicos, e passei a dar palestras nas horas de folga. Inicialmente reuni uns cinco voluntários. Hoje já temos 15 pessoas apoiando nosso trabalho", declara Luiz, um leitor assíduo do Mobilize Brasil.  

 

Educador em ação

Nas salas de aula, o carisma natural do motorista é importante para passar às crianças as mensagens por um trânsito mais humano. Também a ajuda de recursos visuais, encenações e jogos cativam os pequenos que, ao final, são orientados a levar as lições aprendidas para seus familiares.

 

Como explica Luiz, elas aprendem conceitos básicos como: o uso do cinto de segurança, e levam para casa a informação de que criança deve ficar sempre no banco de trás do veículo. Além disso, fica reforçada a lição de que, na hora de atravessar a rua, devem ficar de olhos bem abertos e aguardar que o carro pare antes. 

 

Mas, como mudar atitudes irresponsáveis, tão comuns de serem presenciadas com motoristas no trânsito brasileiro, em toda parte? Para Luiz, o caminho não é outro: "Educação (com campanhas permanentes) e uma boa dosagem de fiscalização e punição", defende.   

 

Reconhecimento

Após quatro anos de trabalho firme e permanente, a ação dos voluntários paraibanos repercutiu no Exterior. Recentemente, a ETEV selou parceria com uma Ong internacional para que uma das escolas do município de Santa Rita, a Índio Piragi, receba um projeto modelo de educação para o trânsito. Por meio deste, serão executados em todo o entorno do prédio escolar faixas de pedestres, sinalização horizontal e vertical, rampas nas calçadas, entre outras intervenções de segurança.    

 

Outra prova de reconhecimento veio já em 2010, com a conquista do Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria iniciativa cidadã. Foi quando, a convite da Volvo do Brasil, o motorista Luiz Carlos viajou à Suécia, onde participou de seminários sobre educação para o trânsito, e passou dez dias no país europeu (considerado um dos mais seguros do mundo) debatendo e expondo o trabalho desenvolvido pela Ong na Paraíba. 

 

Veja a seguir alguns exemplos do trabalho da Ong Educar para o Trânsito Educar para a Vida:

 

- Reportagem na escola Índio Piragibe

- Reunião da equipe de voluntários da ONG

Conquista do Prêmio Volvo

- Reportagem de TV sobre trabalho da ETEV

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Vanda Diniz - 14 de Janeiro de 2013 às 19:00 Positivo 4 Negativo 0

Gostaria de parabenizar essa belíssima iniciativa. Com medidas como essa teremos um trânsito mais seguro no futuro. Essas ações tem apoio dos órgão?

Clique aqui e deixe seu comentário