População deve fiscalizar bikes das estações do Recife

Para responsáveis do projeto Porto Leve, é uma questão de tempo e a comunidade, ela própria, se encarregará de inibir o vandalismo

Notícias
 

Fonte: Blog Mobilidade Urbana  |  Autor: Tânia Passos  |  Postado em: 15 de janeiro de 2013

Bike pública no Recife: pneu roubado

Bike pública no Recife: pneu roubado

créditos: Marcela Pereira /D.A. Press

 

Era só uma questão de tempo. O vandalismo ou roubo, nesse caso, já estava previsto pelos organizadores do projeto Porto Leve, que implantou o primeiro serviço de bicicleta de aluguel no Recife, no último dia 8 de janeiro, com 10 estações e 100 bicicletas.

 

E no primeiro fim de semana de implantação do serviço, um pneu de uma das bicicletas da estação da Rua do Lima, em Santo Amaro, foi roubado.

 

Em entrevista ao blog Mobilidade Urbana, o diretor de inovação do Porto Digital, Guilherme Calheiro, já mencionava a possibilidade de vandalismo. “No Rio de Janeiro, logo que o sistema foi implantado houve um certo vandalismo. Mas a gente acredita que quando a comunidade incorporar o serviço vai atuar como fiscal dos equipamentos”, ressaltou Guilherme Calheiros. 

 

Ainda segundo o diretor do Porto Digital, no caso de desmonte as peças não servem para ser comercializadas. Elas foram projetadas especialmente para o modelo desenvolvido para o projeto. Se as peças não servem, quem sabe os pneus. Deve ter sido isso, que a pessoa que praticou o roubo deve ter pensando…

 

A iniciativa da implantação do serviço de aluguel de bikes foi bem recebida pela população. Aliás, cabe agora a própria população se tornar fiscal do serviço e não apenas do poder público. Nenhuma iniciativa terá êxito se a população não incorporar a ideia.

 

A cozinheira Maria José da Silva, de 63 anos, que trabalha próximo ao local, ficou surpresa com a violação em um projeto recente que tem conquistado os recifenses. “Não abrimos aos domingos, quando chegamos nesta segunda, já estava assim. Sabemos que a rua fica esquisita, principalmente à noite, mas mas não é violento. Ficamos assustados”, ressaltou.

 

A estação funciona diariamente das 6h às 22h.

 

PortoLeve

O projeto de compartilhamento de bicicletas PortoLeve é uma iniciativa do Parque Tecnológico Porto Digital em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Governo do Estado de Pernambuco.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário