Mobilize entrega relatório à Prefeitura do Rio

Secretário de Conservação recebe cópia do Relatório Calçadas do Brasil. Prefeitura carioca promete mudar cenário para o pedestre.

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 08 de fevereiro de 2013

Mobilize entrega relatório à Prefeitura do Rio

Secretário Marcus Belchior (dir.) recebe equipe do Mobilize

créditos: Pedro Carrion

 

A prefeitura do Rio de Janeiro recebeu, na quarta-feira (6), uma cópia do Relatório Calçadas do Brasil, com informações sobre a campanha e o estudo realizados pelo Mobilize ao longo de 2012.

 

O documento foi recebido pelo secretário Municipal de Conservação, Marcus Belchior Corrêa Bento, representando o prefeito Eduardo Paes. A entrega, na sede da Secretaria, no bairro do Estácio, foi feita pelos jornalistas Marcos de Sousa (editor do Mobilize ) e Pedro Carrion Costa, correspondente do portal na capital carioca.

 

Na reunião, Marcus Belchior pôde conhecer em detalhes como foi realizado o estudo nas várias capitais e cidades brasileiras, os critérios utilizados nessa avaliação, e algumas informações sobre como algumas cidades mundiais gerenciam suas calçadas. Os representantes do Mobilize explicaram ao secretário algumas conclusões do estudo, entre elas a recomendação de que as calçadas precisam ser projetadas, construídas e mantidas diretamente pelas prefeituras.

 

Belchior lembrou que pela lei a reponsabilidade sobre as calçadas é dos moradores, mas destacou algumas ações da Prefeitura para melhorar as condições de circulação dos pedestres no Rio de Janeiro. No ano passado, por exemplo, a administração municipal lançou o projeto "Calçada Lisa", que está desenvolvendo um monitoramento das calçadas em todas as regiões da cidade. "Nos próximos meses teremos o resultado desse trabalho, que nos permitirá planejar um mutirão para mudar o panorama nos passeios do Rio", afirmou o secretário.

 

Em outra frente, a Prefeitura está finalizando o primeiro Manual de Calçadas da cidade, instrumento para melhor orientação dos cidadãos. "Uma equipe de arquitetos e engenheiros está estudando as normas e documentos sobre calçadas de várias cidades do mundo para gerar um novo padrão que sirva como guia ao público. Com o levantamento e o novo manual poderemos trabalhar com metas e prazos bem definidos", explicou.

 

Mosaicos portugueses

Recentemente, a Prefeitura trouxe ao Brasil uma equipe de mestres calceteiros portugueses para orientar os trabalhadores brasileiros na correta construção de calçadas com mosaico de pedras, como as "Ondas de Copacabana", uma das marcas registradas da cidade. Um dos resultados dessa iniciativa foi a implantação de QR Codes (códigos de barras) feitos com mosaicos de pedras nas calçadas próximas a pontos turísticos do Rio de Janeiro. Com a inovação, os turistas podem usar seus telefones celulares para obter informações sobre esses locais de interesse.

 
Calceteiro prepara QR Code de pedras para implantação em calçada
(Foto: Daniel Coelho/Secr. Mun. de Conservação/RJ)

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Anna - 08 de Fevereiro de 2013 às 11:58 Positivo 1 Negativo 0

Mil parabéns à equipe do Mobilize pela excelente e importantíssima iniciativa de monitorar a situação as calçadas do Brasil. Prontifico-me a contribuir com vocês para termos calçadas padronizadas e de qualidade de 1º mundo, como devem ser.

Clique aqui e deixe seu comentário