Em Porto Alegre, Avenida Ipiranga tem novo trecho de obras da ciclovia

Para desviar de dutos subterrâneos, a nova pista, entre as avenidas Azenha e Silva Só, é desviada e prosseguirá do outro lado da via

Notícias
 

Fonte: Zero Hora  |  Autor: Lara Ely  |  Postado em: 10 de abril de 2013

EPTC inaugura novo trecho de obras

Novo trecho de obras da ciclovia gaúcha

créditos: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS

 

Na manhã deste sábado (6), as máquinas começaram a trabalhar para medir e aplainar o terreno da Avenida Ipiranga e dar início à construção de mais uma etapa das obras da ciclovia.

 

O novo trecho, que vai da Avenida Azenha até a Silva Só, em frente ao Ginásio da Brigada Militar, é uma parceria público-privada com a Companhia Zaffari, em contrapartida à construção do Bourbon Shopping no bairro Santa Cecília. A novidade desta vez é que as obras seguem no outro lado da Avenida Ipiranga.

 

Entre os motivos que levaram à alteração do lado da ciclovia estão os dutos subterrâneos de gás existentes no terreno contínuo à atual ciclovia e a presença de uma escadaria tombada pelo patrimônio histórico, cuja remoção é proibida. A informação é do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) Vanderlei Cappellari. A previsão é de que a obra fique pronta em 90 dias.

 

Cappellari explica que a tinta a ser utilizada na pista será a mesma  utilizada nas demais partes concluídas da ciclovia.

 

Gerente de projetos especiais da EPTC, Antônio Vigna explica a obra contribui para a mobilidade urbana e faz parte de um projeto que prevê o crescimento gradativo da utilização de bicicletas em Porto Alegre. Segundo ele, a cidade registra, desde 2011, um aumento do número de ciclistas nas ruas e a redução nos acidentes de trânsito envolvendo bicicletas.  

 

"Com o término da ciclovia e as demais obras que a prefeitura está fazendo, a cidade vai ganhar um novo circuito de mobilidade", afirma Vigna.

 

Ao todo, a ciclovia da Ipiranga terá 9,4 km, interligando as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho. Atualmente, Porto Alegre conta com 13 km de ciclovias, todas baseadas no Plano Diretor Cicloviário.

 

Leia também:

Porto Alegre: obras do metrô vão atrasar 

Suspenso aumento do ônibus em Porto Alegre 

Porto Alegre: dez obras de mobilidade para a Copa em andamento 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Felipe X - 10 de Abril de 2013 às 17:39 Positivo 1 Negativo 0

Pelo jeito a prefeitura não se importa que ela não sabe a aderência da tinta e pessoas tem dito que é escorregadia (e quebrado o braço): http://bit.ly/Z9oiYs http://bit.ly/10W2gbr

Clique aqui e deixe seu comentário