Metrô carioca deverá receber 500 mi de euros

O governo estadual do Rio de Janeiro e a Agência Francesa de Desenvolvimento estão perto de fechar um acordo que trará investimentos de 500 milhões de euros.

Notícias
 

 |  Autor: DCI  |  Postado em: 23 de agosto de 2011

Obras no metrô do Rio

Obras no metrô do Rio

créditos: Custodio Coimbra - O Globo

Os aportes devem ir em especial para a construção da linha 4 do metrô carioca, que beneficiará 240 mil pessoas por dia. Na última sexta-feira representantes da entidade se encontraram com o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, e com o secretário estadual da Fazenda, Renato Villela, para firmar os detalhes da parceria e conhecer mais de perto os projetos que serão beneficiados.


"A reunião foi um sucesso. O governo está muito otimista e confiante no andamento da parceria com a agência francesa. A oportunidade foi importante para esclarecer a eles o cronograma de obras da linha 4, que está com um mês à frente de seu planejamento de execução. Os representantes franceses ficaram muito satisfeitos com o que viram", afirmou o secretário Lopes.


Novo VLT


Ainda no mercado de trilhos, a espanhola Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles S.A. (CAF) - gigante mundial da fabricação de trens e equipamentos ferroviários - apresentará, na Feira Negócios nos Trilhos (que acontecerá entre 08 e 10 de novembro no Expo Center Norte, em São Paulo), um novo modelo de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) batizado de ACR (Acumuladores de Carga Rápida). Seu diferencial é a capacidade de operar sem catenária (a fiação aérea que fornece energia ao trem), sem terceiro trilho, sem alimentação pelo solo e sem baterias convencionais. O veículo (que já roda em Sevilha e Saragoça, ambas cidades espanholas) possui um mecanismo que só se eleva durante as paradas, para uma carga rápida de 20 segundos. A ideia é livrar a paisagem urbana da poluição visual gerada pelos equipamentos usados até hoje para abastecer os VLTs.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário