Menos de 4% da população mora na região central de SP

Falta de segurança e de conservação pública são pontos negativos da área. Região concentra 17% dos empregos da cidade de São Paulo

Notícias
 

Fonte: G1 São Paulo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 22 de maio de 2013

Não existe evolução sem valorização do conheciment

Região central: muitos problemas, mas também atrativos

créditos: Divulgação

 

Apesar de o Centro de São Paulo concentrar 17% dos empregos da cidade e oferecer opção de metrô, trem e ônibus, a região não tem atraído muito moradores devido à falta de segurança e conservação pública. Menos de 4% da população da capital mora na região Sé. Na última década, a região conheceu, pelo menos, dois grandes projetos de revitalização da região, mas a prometida e desejada transformação ainda não aconteceu.

 

A Rua dos Gusmões é o endereço do chamado "mercado das drogas". Os traficantes fazem reunião no meio da rua até a chegada dos fregueses e não se intimidam com a presença da polícia. Há pouco mais de um ano, a ação do poder público prometia dar uma nova cara à Cracolândia. As ruas foram ocupadas pela Polícia Militar, mas aos poucos, os dependentes do crack foram voltando para a região.

 

Uma agência de propaganda foi atraída para região com a promessa de isenção de impostos, que nunca foi cumprida. “Era um projeto que estávamos envolvidos como cidadãos. Vemos o Centro como uma área nobre, uma área de cultura, confesso que ainda acredito nisso”, conta o publicitário Eduardo Kobbi.

 

A Associação de Amigos da Luz e Santa Efigênia diz que os moradores do Centro precisam, a curto prazo, de planos mais modestos e viáveis como restauração de calçadas, iluminação pública e coleta de lixo.

 

Lixo no centro: prefeitura reconhece o problema

O secretário de Serviços da Prefeitura, Simão Pedro, disse ao SPTV nesta quarta-feira (22) que reconhece que a situação do lixo é grave em algumas ruas do Centro e disse que vai cobrar imediatamente o aumento da varrição, da coleta e da fiscalização. A Prefeitura disse que a agência de publicidade não recebeu as isenções porque não cumpriu todas as exigências do acordo.

 

Apesar dos problemas, o chef de cozinha francês, Olivier Anquier, escolheu morar na região. Ele diz que o Centro lembra Paris e se sentiu atraído pela diversidade de serviços quando chegou ao Brasil. “Sempre sonhei um dia morar aqui. Para mim, o melhor lugar para se viver em São Paulo é no Centro pela facilidade de atingir qualquer ponto da cidade num tempo recorde por metrô, ônibus ou carro”.

 

Anquier diz que é importante valorizar a história da cidade, que está concentrada nos bairros do Centro. “Não existe evolução sem valorização do conhecimento”.

 

Leia também:

Casal deixa São Paulo e viaja de bicicleta pelo mundo 

Nova faixa de ônibus é implantada na zona norte de São Paulo 

Tarifa do Metrô de São Paulo vai subir para R$ 3,40, diz sindicato 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

elton - 08 de Julho de 2013 às 23:10 Positivo 0 Negativo 0

Opa, interessante... estou fazendo o caminho inverso, moro em sao bernardo , trabalho em sao bernardo  mas quero algo com mais opções. Qual bairro do centro vocÊ indica para morar ? Casal jovem , sendo assim estamos querendo kit mesmo... Espero

Clique aqui e deixe seu comentário