Carros e bikes: harmonia possível

Campanha do Itaú na TV e internet incentiva ciclistas e motoristas a compartilharem o espaço das ruas em paz e segurança

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha  |  Postado em: 12 de junho de 2013

Bike com segurança: tema de campanha na TV

Bike com segurança: tema de campanha na TV

créditos: Divulgação

 

Trinta segundos é o tempo que um filme na TV leva para passar uma importante lição: a de que ciclistas e motoristas precisam conviver em harmonia no trânsito das cidades. "Equilíbrio" é, apropriadamente, o nome da peça institucional lançada nesta semana, e que é parte da campanha #issomudaomundo, do banco Itaú. 

 

A produção é assinada pela agência África, que escolheu a movimentada Avenida Paulista como cenário, onde colocou um ciclista sobre uma das bikes 'laranjinhas' - as bicicletas compartilhadas -, dando dicas sobre como pedalar nas ruas e alertando ao motorista para diminuir a velocidade sempre que se aproximar de uma magrela.

 

Para o diretor de relações institucionais e governos do Itaú Unibanco, Cícero Araújo, a iniciativa vai bem além da questão de marketing: "O banco adotou a mobilidade urbana – e aí incluímos a utilização da bicicleta de maneira segura como meio de transporte viável para pequenas distâncias – como uma causa. Nossa intenção, com isso, é colaborar para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que estamos presentes, gerando valor agregado para a sociedade", declarou.

 

A posição é reforçada pelas palavras do idealizador do filme "Equilíbrio', o diretor de criação da agência África Ricardo Chester: "Há dois meses, quando lançamos o hotsite #issomudaomundo, quisemos mostrar a preocupação do banco com atitudes transformadoras da sociedade, e apoiamos nosso conteúdo sobre três pilares de atuação da instituição: educação, cultura e mobilidade sustentável; esta, mostrada pelo incentivo ao uso da bicicleta, vista por nós como uma solução de mobilidade urbana".

 

Orientar o ciclista

Ao apresentar a ideia para o filme, o publicitário usou do seguinte argumento: "Achava que não basta só disponibilizar bicicletas para as pessoas; é preciso também orientar. Assim, tivemos a preocupação por exemplo de fazer uma cartilha com dicas sobre como usar a bike com segurança, com várias medidas preventivas como ensinar que o ciclista não deve correr entre os carros no meio da via, por exemplo. Quisemos passar a mensagem de que o mais importante é achar um termo de equilíbrio, que permita a convivência harmoniosa entre os diferentes modos no trânsito", salientou. 

 

Segundo Chester, o filme Equilíbrio já alcançou mais de 1,7 milhões de visualizações na internet, e a tendência é superar bastante esse resultado. Além das inserções na TV e internet, o comercial pode ainda ir para o cinema, afirmou. "E o projeto não deve ficar restrito ao lançamento do filme, mas outras ações fazem parte do plano de mídia que está sendo desenvolvido pelo Itaú", informa.

 

Nas palavras do executivo do Itaú Unibanco Cícero Araújo, "uma maneira contribuir para o desenvolvimento sustentável do país é incentivar a integração da bicicleta ao sistema de transporte público, pois as bikes são uma alternativa viável para o deslocamento em pequenos trajetos. Essa mensagem que queremos passar com esta campanha", declarou.

 

Os projetos de compartilhamento de bicicletas, feitos pelo Itaú em parceria com governos estaduais, municipais e com a empresa de tecnologia Samba/Serttel são as bikes de cor laranja, hoje estão espalhadas por três cidades: Rio de Janeiro (com 60 estações e 600 bicicletas, e mais de 1,8 milhão de viagens feitas por cerca de 150 mil usuários); São Paulo (100 estações e mil bicicletas, com aproximadamente 250 mil viagens e 150 mil ciclistas); e Recife (com 10 estações e 100 bikes, mas em processo de expansão. Segundo o banco, haverá 70 pontos e 700 bicicletas em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes). 

 


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