Em Londrina, campanha pelo uso correto da faixa de pedestres

Blitze educativas serão realizadas em Londrina a partir desta terça-feira (18). Primeira etapa da campanha dá ênfase para pessoas idosas

Notícias
 

Fonte: G1 PR  |  Autor: Rodrigo Saviani  |  Postado em: 19 de junho de 2013

Blitze educativas serão realizadas em vários ponto

Blitze educativas serão realizadas em vários pontos

créditos: Divulgação

 

A campanha “Pé na Faixa”, que tem como objetivo educar a população à utilização correta da faixa de pedestre e, assim, evitar acidentes, foi retomada nesta terça-feira (18) em Londrina, na região norte do Paraná. Até o fim de junho, quando encerra a primeira etapa da campanha, blitze educativas serão realizadas em vários pontos de travessia com a entrega de panfletos e a revitalização da sinalização.

 

Também nesta primeira etapa da campanha, os idosos vão receber uma maior atenção. De acordo com a Companhia de Trânsito da Polícia Militar (CiaTran), de janeiro a maio de 2013, foram registrados 25 atropelamentos de pessoas com mais de 60 anos. No mesmo período de 2012, foram 13 ocorrências.

 

Para diminuir esse número, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal do Idoso têm realizado palestras nos grupos de terceira idade sobre os cuidados no trânsito, principalmente ao atravessar a rua. "Buscamos sempre conversar com eles, para terem cuidado ao atravessar a rua no dia a dia, até por saber da limitação que a idade provoca em vários idosos", disse a Secretária do Idoso, Maria Inês Barroso.

 

Atualmente, 25 idosos estão sendo treinados para auxiliar na orientação de motoristas e pedestres na Semana Nacional do Trânsito, no mês de setembro. 

 

Blitze educativas

Segundo o comandante da CiaTran, o tenente André Carvalho, serão feitas oito ações por dia – quatro no período da manhã e quatro à tarde. Os locais foram escolhidos devido ao número de ocorrências de atropelamentos, além do alto fluxo de veículos e pedestres.

 

"Decidimos retomar essa campanha para tentar reduzir o número de acidentes através de blitze educativas, orientando motoristas e pedestres", disse o tenente.

 

Motociclistas também vão receber orientações como, por exemplo, a forma correta de utilizar os equipamentos de segurança, entre eles, capacete, viseira, óculos e calçados. De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, outras intervenções educativas serão feitas com frequência até o fim de 2013.

 

A campanha "Pé na Faixa" foi criada em 2009 pela CMTU e placas sinalizando ao motorista para dar preferência ao pedestre para atravessar foram colocadas em vários pontos da cidade. 

 

O comandante observa que o Código de Trânsito já faz a orientação para a utilização correta da faixa de pedestre. "Nos artigos 170 e 214, o Código lembra que o motorista deve dar preferência de passagem para pedestre que esteja atravessando a via pública".

 

Redução nos atropelamentos

A campanha foi retomada apesar da redução do número de atropelamentos em Londrina. Dados da CiaTran apontam que, de janeiro a maio de 2013, houve uma redução no número de atropelamentos na cidade. Em 2012, neste mesmo período, foram registrados 85 atropelamentos com 93 vítimas. Já em 2013, são 70 ocorrências com 73 vítimas.

 

Leia também:

Prefeitos reduzem tarifas de ônibus em cidades de São Paulo e Paraná 

Londrina: passageiro vê posição dos ônibus pela internet 

Em Londres, Mara Gabrilli discute acessibilidade, saúde e inclusão da pessoa com deficiência 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário