São Caetano planeja circuito de ciclovias

Ainda não há prazo para que os projetos sejam avaliados.

Notícias
 

 |  Autor: Diário do Grande ABC  |  Postado em: 30 de agosto de 2011

São Caetano

São Caetano

créditos: skyscrapercity.com

A Prefeitura de São Caetano estuda criar um circuito cicloviário no município entre as avenidas Guido Aliberti, Goiás e Presidente Kennedy - via que já possui faixa exclusiva para bicicletas. Para tirar o projeto do papel, a administração pleiteia recursos junto aos governos do Estado e federal.
A cidade também negocia com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos a construção de um bicicletário na estação ferroviária da cidade. Na região, apenas as paradas de Mauá e do Centro de Santo André possuem estacionamento para bicicletas.


A diretora de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Cristina Baddini, explica que o projeto da construção de Veículo Leve Sobre Trilhos entre São Bernardo e a Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital, contribuirá para facilitar a vida dos ciclitas. "O projeto prevê a implementação de ciclovia sobre os trilhos, na Avenida Guido Aliberti." Atualmente, a região possui apenas 6,2 quilômetros de corredores exclusivos, entre ciclovias e ciclofaixas.


PARQUE LINEAR


No domingo, será inaugurado o parque linear na Avenida Tijucussu, no bairro Olímpico, onde funcionará ciclofaixa de quase dois quilômetros. O corredor, no entanto, só será reservado aos ciclistas nos fins de semana. Com investimento de R$ 4,8 milhões, o pacote de obras incluiu também mudanças no sistema viário no cruzamento com a Avenida Presidente Kennedy, além da colocação de pisos de mosaicos nos cruzamentos.


Para melhorar a fluidez de veículos na via, a Prefeitura eliminou, no fim do ano passado, a rotatória da Praça dos Imigrantes, em frente à Tijucussu. O motorista que está na avenida deve contornar a praça pela Rua Benedito Campói e, em seguida, voltar ao corredor.


A alteração na praça dividiu opiniões de moradores do entorno. Para o comerciante Severino de Piccoli, 72 anos, a mudança melhorou o trânsito na avenida. "Antigamente, nos horários de pico, o pessoal fazia fila aqui para conseguir fazer o retorno na rotatória. Agora, todo mundo é obrigado a ir direto", avalia.


Já o aposentado Joaquim Coelho, 73, critica a medida. "Agora tem que dar muita volta para vir da Tijucussu e atravessar a Kennedy. Isso toma muito tempo dos motoristas."


Prefeitura constrói lombofaixas ao redor de praça


Desde a semana passada, o motorista que passa pela Avenida Presidente Kennedy, em São Caetano, é obrigado a reduzir a velocidade ao se aproximar das travessias de pedestres. Isso porque a Prefeitura construiu cinco lombofaixas ao redor da Praça dos Imigrantes. Nesses locais, o cruzamento é elevado na mesma altura da calçada. A Prefeitura informa que estuda colocar equipamentos semelhantes em outros pontos do município.


"Achei interessante, pois os carros têm de reduzir a velocidade, querendo ou não. Ficou mais fácil atravessar", elogia a auxiliar de escritório Deise Pereira da Silva, 24 anos. Para o aposentado José Neto, 62, a novidade ajuda a educar pedestres. "Não tem como não ver. Então, não há desculpa para atravessar em local proibido."


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário