Na Holanda, cientistas criam calçadas que neutralizam poluição

A Holanda é mesmo um país que, em alguns aspectos, parece fazer parte de um livro de ficção científica

Notícias

Fonte: Revista Galileu  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 18 de julho de 2013

Calçada em Hengelo reduziu em até 49% a poluição n

Calçada em Hengelo reduziu em até 49% a poluição na área

créditos: Divulgação

Com legislações liberais para assuntos polêmicos como drogas, prostituição e até pedofilia, o país, que mantém o 4º lugar na lista de maiores IDHs do planeta e o 7º na classificação de melhores nações para se viver segundo a OECD, também é conhecido pelas inovações em design e urbanismo. Pra fazer jus a essa fama, pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Eindhoven anunciaram essa semana a criação de uma calçada neutralizadora de poluição.

Nas experiências, os cientistas revestiram as calçadas de um quarteirão inteira na cidade de Hengelo com blocos revestidos com óxido de titânio. A substância tem o poder de remover poluentes do ar, transformando-os em substâncias químicas inofensivas. A descoberta, depois de um ano: as calçadas mágicas foram capazes de reduzir a poluição no ar em até 45% em condições ideais de temperatura, e em até 19% ao longo de um único dia.

A descoberta pode ser mais uma indicação do que devemos esperar das cidades do futuro. Além disso, é necessária para a Holanda que, apesar do alto IDH, é um dos países mais poluídos da União Europeia: as emissões de monóxido e dióxido de nitrogênio por carros e usinas, substâncias que reagem com componentes na natureza e formam o fenômeno conhecido como smog (aquela fumaça cinza que cobre as cidades poluídas) são três vezes maiores na Holanda do que a média da UE. Pois é: apesar de os aerogeradores, aqueles ventiladores gigantes que produzem energia eólica, serem parte da paisagem do país, nem a Holanda está livre da poluição.