SP: Conselho aprova eleição direta para representante da sociedade civil

Conselho de Transportes da cidade de São Paulo fez primeira reunião nesta sexta-feira (2). Conselheiros tomaram posse e definiram calendário de reuniões

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 02 de agosto de 2013

O Conselho terá encontros regulares mensais

Conselho terá encontros regulares mensais

créditos: Blog Eco Urbana

 

Na primeira reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT), realizada hoje (2) pela manhã, os treze representantes dos usuários (sindicatos e movimentos sociais) definiram-se a favor de eleições diretas para o processo de escolha dos conselheiros da sociedade civil do órgão, que deverá ocorrer em até 60 dias.

 

Durante a reunião também foram avaliados dados sobre a planilha de custos do transporte público da cidade, apresentada pela Prefeitura.

  

O encontro, realizado na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, aprovou o calendário das próximas reuniões, que debaterão o Plano Municipal de Mobilidade Urbana e o atual sistema de transporte.


Após a apresentação, os conselheiros iniciaram o debate sobre o melhor formato do conselho e sugeriram temas. “Nós temos que colocar o debate da prioridade do transporte público sobre o privado e do não-motorizado sobre o motorizado”, apontou Gabriel di Pierro, diretor do Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade). “A expectativa é de que o conselho assuma a missão complexa de melhorar a qualidade de vida da população. A questão do transporte afeta as condições de vida, as condições de trabalho e as condições econômicas de São Paulo”, lembrou Mauricio Broinizi, representante da Rede Nossa São Paulo.

 

Credibilidade

No começo de julho, logo após o anúncio da criação do Conselho, representantes da sociedade civil ligados à questão do transporte público criticaram a presença excessiva do Executivo nas decisões e o caráter não deliberativo do novo órgão.

 

O líder do Movimento Passe Livre (MPL), Lucas Monteiro, por exemplo, declarou ao Mobilize: “O problema central é ser um órgão consultivo e não deliberativo; a população pode olhar, mas não pode deliberar sobre o modelo de gestão de transportes”. Com a aprovação hoje da eleição direta para representantes dos usuários, o que se espera é que o processo possa deslanchar e ganhar credibilidade, essencial para fazer melhorar a qualidade do transporte público.  

 

Leia também:


Conselho Municipal de Trânsito e Transportes inicia atividades em SP

Rodízio maior em SP pode começar já em outubro

Haddad irá testar transporte 24h em SP a partir de 2014

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário