A supermáquina conhecida como tatuzão, que vai perfurar os túneis da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, começou a ser transportada na madrugada desta quinta-feira (15) para o túnel no subsolo ao lado da estação General Osório, onde será montada para dar início à escavação do trecho entre as estações Gávea e General Osório.
Ao todo, serão feitas 92 viagens durante a madrugada para o transporte da máquina. O horário foi escolhido para não prejudicar o trânsito na região. As peças saem da Leopoldina, já na ordem de montagem do tatuzão, iniciando pela roda de corte.
A máquina possui 2 mil toneladas 3.120 m de comprimento por 11,5 m de diâmetro, algo equivalente a um prédio de quatro andares. O tatuzão é capaz de escavar de 15 a 18 m de túnel por dia, ou seja, quatro vezes mais rápido do que os métodos utilizados anteriormente na cidade. O tatuzão carioca é a maior máquina deste tipo na América Latina.
A fábrica que ficou responsável pela produção dos anéis de concreto que serão instalados pelo tatuzão, formando o túnel do metrô, começou a funcionar em julho na Leopoldina. Segundo o Metrô, já foram produzidas 70 peças, chamadas aduelas.
A previsão é de que a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro - que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema – transporte, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia, retirando das ruas cerca de 2 mil veículos por hora. Ao todo, serão seis estações (Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz) e aproximadamente 16 quilômetros de extensão. A Linha 4 do Metrô entra em operação no primeiro semestre de 2016, após passar por uma fase de testes.
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