RJ e SP são as piores regiões metropolitanas em mobilidade urbana

Estudo do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia também aponta a região de Campinas (SP) como a única considerada "boa ou excelente"

Notícias
 

Fonte: Terra  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 21 de agosto de 2013

Rio de Janeiro:  pior estrutura de mobilidade urba

RJ: pior estrutura de mobilidade urbana

créditos: Divulgação

 

Um indicador que analisa o bem-estar nas principais regiões metropolitanas do país revelou São Paulo possui a segunda pior estrutura de mobilidade urbana do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro.

 

O estudo, feito pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia com base no Censo de 2010, avaliou as condições de vida nas regiões metropolitanas de Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

 

O Índice de Bem-Estar Urbano (Ibeu) considera, por exemplo, fornecimento de energia, iluminação pública, coleta de lixo e tempo de deslocamento dos cidadãos. São cinco quesitos que formam uma nota de zero a um.

 

Com 0,873, a cidade de Campinas, no interior de São Paulo, foi a única a receber a classificação "boa ou excelente". A maior parte das regiões analisadas obteve classificação intermediária e, em três casos (Recife, Manaus e Belém), a nota foi ruim ou péssima.

 

Apesar de pecar na mobilidade urbana, a cidade de São Paulo é a melhor colocada no quesito infraestrutura urbana (iluminação pública, calçada, bueiro, entre outros). Na classificação geral, a Grande São Paulo ocupa a oitava posição, com 0,615.

 

Leia também:

Como destravar as cidades

Pior empresa de transportes recebe mais em SP

Trânsito ruim e protestos são culpados, dizem viações

 

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário