Bike PE chega a Jaboatão dos Guararapes

Serão quatro estações e 40 bikes disponíveis a partir de amanhã, sexta-feira (23). Agora em Jaboatão, o programa Bike PE já opera em Recife e Olinda

Notícias
 

Fonte: Diário de Pernambuco  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 22 de agosto de 2013

BikePE chega a Jaboatão dos Guararapes

BikePE chega a Jaboatão dos Guararapes

créditos: Lorena Aquino / G1

 

Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, passa a integrar a partir desta sexta-feira (23) o projeto Bike PE. Serão quatro estações de compartilhamento de bicicletas, sendo três no bairro de Piedade e uma no Monte dos Guararapes.

 

Em Piedade, os pontos ficam próximo à Praça Massangana (na av. Quatro de Outubro); nas imediações da Faculdade Guararapes (travessa Cel. Waldemar Basgal, próximo à esquina com a rua Floriano Peixoto); e em frente à Igrejinha de Piedade (na av. Beira-Mar).

 

A ação faz parte da ampliação do projeto da Secretaria das Cidades, do governo pernambucano, em parceria com o grupo Serttel/Samba e Itaú Unibanco. 

 

O Bike PE já opera em Recife e em Olinda. Com a chegada do projeto em Jaboatão, já somam, no total, 24 estações e 240 bicicletas. Até o final deste ano serão 70 estações e 700 bicicletas nos três municípios.

 

Estações

Do total de estações, 15 estão no Recife e já operam interligadas a pontos turísticos da cidade e próximas a terminais integrados e corredores de ônibus. As estações estão localizadas próximas ao Forte das Cinco Pontas; do Mercado de São José; da Casa da Cultura; da Praça da República; da Praça do Diário; da Rua Nova; do Cine São Luiz; do Parque Treze de Maio; da Faculdade de Direito; da Praça Miguel de Cervantes; da Avenida Conde da Boa Vista; da Praça da Soledade; da Universidade Católica de Pernambuco; da Praça Oswaldo Cruz e Praça do Entroncamento.

 

Já em Olinda, cinco estações estão espalhadas por áreas estratégicas da cidade. Sendo a primeira estação próxima ao Mercado Eufrásio Barbosa; a seguinte na Praça do Carmo; outra na Praça 12 de Março; outra estação na Rua Alberto Lundgren e na Rua Eduardo Moraes. 

 

As bikes, na cor laranja, estão à disposição dos usuários todos os dias da semana, de 6h às 22h. Para utilizá-las, basta o usuário entrar no site www.bikepe.com.br e fazer o cadastro. Ele tem a opção de alugar a bike por um dia e pagar 5 reais, ou o mês, pagando 10 reais. Já os usuários do sistema de transporte público que utilizam o VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) fazem o cadastro anual, pagando apenas 10 reais e podendo utilizar a bike todos os dias durante todo o ano. 

 

A bicicleta pode ser usada por 30 minutos ininterruptos e quantas vezes por dia o usuário desejar. Para isto, basta que, após esta meia-hora, o ciclista devolva o equipamento em qualquer estação por um intervalo de 15 minutos. Para continuar utilizando a bicicleta, sem fazer a pausa, serão cobrados 5 reais por cada 30 minutos subsequentes.

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário