SP: Metrô abre processo para impedir Siemens de contratar com o governo

A Siemens delatou a existência de cartel no sistema metroferroviário paulista

Notícias
 

Fonte: Folha.com  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 19 de setembro de 2013

Segundo STM outros envolvidos também serão barrado

Segundo STM outros envolvidos também serão barrados

créditos: Reprodução / Via Trólebus

 

O Metrô abriu nesta quarta-feira (18) um processo administrativo para declarar a Siemens inidônea, o que pode impedi-la de firmar contratos com o governo paulista caso a condição seja confirmada.

Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o processo deve ser concluído em cerca de 30 dias. O prazo para a declaração, no entanto, pode ser maior, porque a empresa pode recorrer administrativamente ou à Justiça.

Quando o Metrô sinalizou que abriria o processo, a Siemens informou que não iria se manifestar.

A CPTM, companhia de trens metropolitanos, onde o cartel delatado pela Siemens também atuou, deve abrir processo semelhante nos próximos dias.

Em maio, a Siemens fez uma delação às autoridades federais informando que participou de cartéis na área de transportes em São Paulo, entre 1998 e 2008. Por isso, o governo considera a empresa alemã "ré confessa" e decidiu iniciar o processo administrativo contra ela.

Fernandes disse que, "à medida que o Cade for definindo os outros membros do cartel, nós vamos anexando a esse processo". O governo, o Metrô e a CPTM já movem um processo conjunto, na área judicial, em que pedem ressarcimento à empresa de eventuais prejuízos causados pela ação do cartel.

Sobre a possibilidade de rever contratos atuais que o governo mantém a Siemens, Fernandes disse que será analisado "caso a caso".

"Vamos ser francos, será que é vantagem? E não sei nem se é legal simplesmente cortar um contrato existente, se no momento a empresa estava correto, o contrato foi feito dentro das normas e não há denúncia nem do tribunal de contas nem do ministério Público", disse.

Para ele, o rompimento dos contratos "com 70%, 80% executados" pode fazer com que o "prejuízo seja maior".


Leia também:
CPTM divulga consórcios para a Linha 13, em São Paulo

Metrô diz que precisará de ajuda do governo de SP para manter tarifa a R$ 3

Controladoria-Geral da União pede esclarecimentos da Siemens

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário