Italianos criam lava-rápido automático e ecológico para bikes

Trocar o carro pela bicicleta e utilizá-la como meio de transporte facilita a vida em diversos aspectos, mas manter-se longe da bucha e do sabão não é um deles

Notícias
 

Fonte: CicloVivo  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 18 de outubro de 2013

A estação de lavagem é uma espécie de lava-rápido

A estação de lavagem é uma espécie de lava-rápido

créditos: Novatec Engineering

 

Como qualquer veículo, a bike retém todo tipo de sujeira das ruas e, para ajudar na limpeza, a empresa italiana Novatec desenvolveu uma máquina que elimina os resíduos em poucos minutos.

 

A estação de lavagem para bicicleta, batizada de QBike, é uma espécie de lava-rápido similar ao dos carros, que funciona da seguinte maneira: a bike deve ser colocada dentro do equipamento e presa no teto pelo guidão e selim, e, em seguida, o sistema aciona um dispositivo que lança jatos de água e detergente biodegradável.

 

Novatec Engineering

 

O usuário pode escolher a intensidade da lavagem, são três configurações - quanto maior o tempo, mais cara a limpeza. Ele, então, realiza o pagamento, fecha as portas de vidro e aperta start. Tudo é feito sem químicos e com a menor quantidade possível de água e detergente. O sistema patenteado como "wiperjet" não inclui secagem, mas, tal função pode ser feita mediante um pagamento adicional.

 

 

Novatec Engineering

 

O serviço pode ser utilizado em casa, mas é preciso desembolsar dois mil dólares. Por isso, é mais indicado para ser oferecido em hotéis, bike shops e lojas de aluguel de bicicletas.

 

Veja abaixo como funciona:

 

 

 

Leia também:

Na Itália, bikes vendem mais do que carros em 2012
Itália: Vendidas mais bicicletas que carros em 2011
Bolonha, na Itália, é símbolo de mobilidade sustentável


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário