Respeito a pedestres dá 'ar europeu' a Gramado e encanta turistas no RS

Cidade não tem semáforos e motoristas respeitam faixa de segurança em todas as ruas

Notícias
 

Fonte: G1 RS  |  Autor: Estêvão Pires e Caetanno Freitas  |  Postado em: 06 de novembro de 2013

Pedestre atravessa faixa de segurança sem precisar

Pedestre atravessa faixa de segurança sem precisar aguardar

créditos: Caetanno Freitas/G1

 

Não é apenas a arquitetura, o frio e as origens étnicas que fazem de Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, um local para os turistas sentirem “ares europeus” em terras brasileiras. O trânsito é outro aspecto que chama a atenção de brasileiros que estão na cidade para o Natal Luz, que será realizado até 12 de janeiro de 2014. No município, os motoristas param imediatamente toda vez que um pedestre tenta atravessar a rua em uma das 120 faixas de segurança disponíveis.

 

A necessidade das faixas de segurança é ampliada pelo fato de Gramado não ter semáforos, mas rótulas, com objetivo de melhorar o trânsito da cidade.

 

“Gramado já é muito linda pela educação do povo com os turistas e a arquitetura, que é fantástica. O trânsito então, nem se fala. Pisou na faixa de segurança, os carros param na hora. Lá de onde viemos os motoristas passam por cima mesmo, não querem nem saber”, diz  Camilla Gonzaga, de 25 anos, que mora em Volta Redonda (RJ). Ela estava na Serra para aproveitar o primeiro final de semana do Natal Luz.

 

A preocupação da comunidade local com a reputação turística motiva o respeito às leis de trânsito. “É cultural. Pegou entre os motoristas locais há uma década e se consolidou com ações de conscientização, com panfletos entregues a motoristas e nas escolas”, avalia o diretor de trânsito de Gramado, Reinaldo Oliveira de Souza.

 

O rigor da fiscalização também é fator que ajuda no respeito às faixas de segurança em Gramado. Nos primeiros três dias de Natal Luz, a rotina se manteve: ninguém foi flagrado cometendo a infração ou qualquer reclamação foi registrada. “O motorista respeita o ano todo. Somos um polo turístico e temos que zelar por isso", afirma Souza.

 

Leia também:

Peritos alertam para cuidados que podem evitar atropelamentos

Projeto "Calçada para Todos" transforma Londrina

Porto Alegre avança em projeto para melhores calçadas

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário