Calor gerado pelo metrô de Londres vai aquecer casas

Estimativa é cortar 60% das emissões de carbono. Projeto vai desviar o calor de um grande poço de ventilação para uma rede térmica.

Notícias
 

Fonte: Eco Desenvolvimento  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 21 de novembro de 2013

Cidade aproveitará uma energia limpa

Cidade aproveitará uma energia limpa

créditos: Reprodução

 

É possível enxergar algo de positivo em praticamente tudo a nossa volta. Inclusive nos vagões lotados dos metrôs de todo o mundo. Prova disso é um projeto da prefeitura de Londres que vai utilizar o calor produzido no agitado metrô londrino para suprir a demanda de energia voltada ao aquecimento das residências.

 

A prefeitura da capital inglesa espera, com a iniciativa, não só reduzir a conta de energia, mas cortar as emissões de carbono da cidade em 60%, uma vez que ao invés de usar termelétricas a carvão, extremamente poluentes, a cidade aproveitará uma energia limpa e disponível por meio de vias subterrâneas.

 

O projeto vai desviar o calor de um grande poço de ventilação para uma rede térmica que se conecta a cerca de 500 casas. A ideia é aproveitar o calor gerado pelos passageiros, vagões e por outras máquinas para suprir a necessidade de aquecimento das residências durante os dias frios.

 

O plano nasceu de uma colaboração entre o prefeito da cidade, Boris Johnson, o Conselho de Islington e o Transport for London. "Nós precisamos fazer todo o possível para gerar energia de forma mais segura, rentável e sustentável. Ao apoiar a energia de origem local e redes de calor, podemos não só poupar dinheiro, mas também impulsionar a inovação, o emprego e o crescimento neste setor", destacou Matthew Pencharz, conselheiro sênior do prefeito sobre o meio ambiente e energia.

 

Leia também:

Seleção alemã vai de metrô a treino em Wembley

Soluções simples dão segurança a deficientes visuais em Londres

Próxima estação, Pelé!

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário