Prefeitos se reúnem para mostrar projetos de mobilidade urbana

Cidades com menos de 700 mil habitantes receberão verba federal. Projetos serão analisados pela presidente Dilma Rousseff

Notícias
 

Fonte: G1 Santos  |  Autor: Da redação  |  Postado em: 04 de dezembro de 2013

Prefeitos se reuniram para falar sobre projetos de

Prefeitos se reuniram para falar de projetos de mobilidade

créditos: Reprodução/TV Tribuna

 

Prefeitos e representantes das nove cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, se reuniram para apresentar propostas de mobilidade urbana que devem integrar a região.

 

O Governo Federal destinou verbas para as cidades com menos de 700 mil habitantes, cerca de R$ 50 bilhões. Por isso, os prefeitos e representantes se reuniram e mostraram os projetos que cada município da região preparou sobre as obras de mobilidade urbana que devem integrar a região. "Nós vamos dar uma repassada nos projetos que cada prefeitura está fazendo para ver se estão no formato que o Ministério das Cidades requer que seja apresentado", afirma Júlio Eduardo Santos, secretário nacional de Mobilidade.

 

Os projetos fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. A prefeita Maria Antonieta falou sobre a obra por parte da cidade de Guarujá. "Nós estamos apresentando a interligação entre o túnel, o aeroporto e a Cônego Domênico Rangoni, ligando o transporte intermunicipal. Nós estamos trabalhando todo esse sistema de propostas e vamos submeter a apreciação do secretário", diz a prefeita. Já o prefeito Mauro Orlandini falou sobre Bertioga. "Para Bertioga pleitei a ampliação de alguns trechos da rodovia Rio Santos. Duas pistas, levantar alguns trechos para fazer passagem em nível e também a marginal, para tirar o fluxo de veículos da rodovia Rio Santos", explica Orlandini.

 

As prefeituras de Santos e São Vicente também apresentam projetos de mobilidade urbana que ligam as cidades "Estamos em sintonia com Santos, na questão do túnel de Santos que facilita muito o cidadão vicentino. Logicamente também vamos apresentar a continuidade do VLT, dos Barreiros ao Samaritá, e depois do Samaritá ao Caiçara, em Praia Grande", garantiu Luis Claudio Bili, prefeito de São Vicente. Já Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos, também falou dos projetos para a cidade. "Cumprimos todas as formalidades. Agora a nossa expectativa positiva é de que esses bilhões sejam liberados para que possamos tirar essas obras do papel", afirma Paulo Alexandre.

 

Uma nova reunião com os prefeitos da Baixada Santista será agendada para que as obras prioritárias sejam apresentadas ao Governo Federal, que vai avaliar se as propostas estão adequadas. Apenas depois de serem analisadas é que os projetos seguirão para a aprovação da presidente Dilma Rousseff.

 

Leia também:

Representantes da Baixada Santista se reúnem por mobilidade urbana 

Expansão do VLT até Peruíbe está entre prioridades 

Audiência Pública: Implantação do VLT em Santos 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário