Plano propõe 670 km de ciclovias para interligar a Baixada Santista

Nove municípios do Litoral Sul de SP conheceram na 5ª f (30) o pacto pela mobilidade sustentável. Para avançar, plano depende do endosso de prefeitos e governo paulista

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Caio Guatelli/Folha de S. Paulo  |  Postado em: 03 de abril de 2023

Baixada Santista: bicicletas são 10% na divisão mo

Baixada Santista: bicicletas são 10% na divisão modal

créditos: Mobilize

O projeto de uma rede cicloviária interligando os nove municípios da Baixada Santista (SP) foi apresentado como a mais importante solução apontada pelo Plano Regional de Mobilidade Sustentável, entregue na última quinta-feira (30) em Santos.

 

Chamado de Ciclovia Metropolitana da Baixada Santista, o projeto foi exposto durante o 2º Fórum Metropolitano de Mobilidade, como parte de um programa de ações para mitigar impactos ambientais e diminuir as desigualdades sociais nos deslocamentos da região.

 

A proposta prevê a construção de 406,6 km de novas estruturas e a requalificação de 263,4 km de antigas, formando uma rede cicloviária homogênea de 670 km entre os municípios de Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga, no litoral paulista.

 

Também fazem parte do projeto a implantação de 10 postos de monitoramento, 2.600 paraciclos e 12 bicicletários, com capacidade para 50 bicicletas cada.

 

Viabilidade 

Estimado em R$ 179 milhões, o custo das estruturas cicloviárias representa apenas 5% do total do plano de mobilidade, que prevê ainda o investimento de R$ 2,2 bilhões em transporte coletivo público e 1 bilhão no sistema viário de transporte individual.

 

"Acreditamos que a ciclovia é o investimento mais viável e urgente, e que promove maior benefício a curto prazo. Mas sabemos da importância do investimento em transporte coletivo público, afinal não são todas as pessoas que podem andar de bicicleta", disse Luis Fernando Di Pierro, engenheiro de transportes e consultor do projeto.

 

O engenheiro ressaltou também a importância do plano para uma mudança de cultura associada ao gênero, "queremos inserir mulheres, em especial negras e indígenas, na gestão do setor de mobilidade urbana e transporte, que hoje é predominantemente ocupado por homens".

 

Di Pierro indicou a importância da bicicleta para a região, que atualmente tem 1,9 milhões de habitantes: "Na Baixada Santista, a participação modal da bicicleta é absurdamente maior que no restante das cidades brasileiras. A cidade de São Paulo, por exemplo, tem menos de 1%, e aqui [na Baixada Santista] tem mais de 10%. Se o plano for executado de forma adequada, permitirá uma mudança modal. Ou seja, substituição de viagens de automóveis e ônibus por bicicleta, reduzindo as emissões de gases do efeito estufa".

 

Financiado pelo programa Euroclima+, através da Agência Francesa de Desenvolvimento, o Plano Regional de Mobilidade Sustentável agora depende da ação do governo do estado de São Paulo e dos municípios que compõe a Baixada Santista.

 

Ao fim do fórum de mobilidade sustentável foi combinada a assinatura de um pacto entre os 9 prefeitos da região e o Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) para levar a iniciativa adiante.

 

"Essa assinatura sinaliza ao governo do estado que existem nove municípios interessados em fazer a mesma coisa. É uma questão de vontade política", disse Di Pierro.

 

Projeção da Ciclovia Metropolitana da Baixada Santista sobre o mapa da região. Imagem: Divulgação

 

Leia também:
Santos (SP) renova bikes compartilhadas
Governo paulista volta a anunciar ciclovia na Imigrantes
Baixada Santista inicia plano de mobilidade sustentável
SP suspende pregão para manutenção de ciclovias
Governo paulista confirma estudos para levar o VLT até Samaritá


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Silas - 19 de Abril de 2023 às 10:41 Positivo 0 Negativo 0

Se é financiado pelo programa Euroclima+, porque que será que não estamos ouvindo falar sobre andamento desse projeto? , será que tá faltando vontade política?

Clique aqui e deixe seu comentário