Primeiros estudos da ferrovia Baixada Santista-Vale do Ribeira saem até o final do ano, segundo CPTM

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos prevê 223,6 km de trilhos e 13 estações, tendo Peruíbe como ponto intermediário

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Fonte: CPTM  |  Autor: Du Dias/Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de outubro de 2025

Peruíbe será ponto intermediário da linha de 223km

Peruíbe será ponto intermediário da linha de 223km

créditos: CPTM/Divulgação

Em resposta às notícias falsas veiculadas na internet sobre a ferrovia Santos-Cajati, a Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou nesta semana novas informações sobre o projeto funcional da linha, uma etapa focada na funcionalidade, com o objetivo de otimizar os fluxos e a organização dos espaços, por exemplo, que deverá ser apresentado até dezembro. As etapas seguintes (com previsão de início após a divulgação do projeto funcional) são os estudos técnicos e o anteprojeto de engenharia. A meta da CPTM é iniciar as operações em 2028. 


A ferrovia Santos-Cajati transportou passageiros por cerca de 80 anos, até o serviço ser completamente extinto em 1997. O transporte de cargas, especialmente a produção agrícola durou um pouco mais, sendo encerrado em 2002. A intenção do projeto é reativar a antiga ferrovia para criar uma linha regional de passageiros, além de um trem turístico, promovendo a mobilidade e o desenvolvimento econômico tanto da Baixada Santista quanto do Vale do Ribeira.

 

Segundo o governo do Estado, será necessária uma avaliação dos trilhos existentes para constatar as suas condições operacionais e o eventual reaproveitamento tanto do traçado como dos pontos em melhores condições. O projeto prevê estações em Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Registro, Jacupiranga e Cajati. Não há informações até o momento se o sistema será implementado e operado pela CPTM ou em algum regime de parceria público-privada.

 

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