Mobilize participa de nova avaliação de calçadas em São Paulo

Atividade integra o evento Fit Cities São Paulo e aplicará dois modelos de avaliação: o do Mobilize e o da organização Fit Cities internacional

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Da redação / Mobilize  |  Postado em: 07 de abril de 2014

Estação Berrini, onde inicia o safari, com Margina

Estação Berrini, com pedestres, em dia de chuva

créditos: Ricardo Matsukawa / Terra

 

Nos dias 15 de abril, a equipe do Mobilize Brasil estará participando de um "Safari Urbano" que integra a programação do evento Fit Cities São Paulo. A trajetória cobrirá alguns quarteirões próximos à estação Berrini, da CPTM, e tentará avaliar outros fatores que afetam o conforto e a saúde do pedestre.

 

"Em conjunto com especialistas da Faculdade de Medicina da USP vamos verificar batimentos cardíacos, oxigenação do sangue, efeitos do calor e também o nível de ruído ao longo dessas ruas e avenidas", explica o médico José Bittar, da organização Cidade Ativa, uma das promotoras do evento. Também serão realizadas medições de conforto ambiental, a cargo de pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (Laboratório de Conforto Ambiental).

 

Em paralelo, representantes do Mobilize Brasil avaliarão oito itens de qualidade e conforto nas calçadas, como a largura e regularidade do piso, a existência de rampas de acessibilidade e a sinalização de segurança nas travessias de ruas.


 

 

Os resultados do Safari Urbano serão apresentados na conferência do Fit Cities São Paulo, que acontece no dia seguinte, 16 de abril, às 9 horas, na Biblioteca Brasiliana, Cidade Universitária, São Paulo.

 

Destaques do encontro: 

# Como incentivar estilos de vida mais ativos

# O que é active design

# Qual o impacto do desenho das cidades na saúde da população

 

Participam dos debates: Skye Duncan, do Departamento de Planejamento de Nova York; e Dra. Karen Lee, do Departamento de Saúde e Higiene Mental de Nova York.

 

Convidados confirmados: Prof. Dr. Paulo Saldiva, da FMUSP (Faculdade de Medicina da USP); Prof. Dr. Fábio Mariz, da FAU USP (Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da USP); Profa. Dra. Roberta Kronka, da FAU USP (Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da USP); e  Dr. José Bittar (Cidade Ativa)

 

O FitCities São Paulo é uma realização da USP Cidades e Cidade Ativa. 


Informações e inscrições:
www.cidades.usp.br

 

Leia também:

Felicidade e bem-estar na cidade: por uma vida ao ar livre 

A saúde e a cidade

Como construir cidades mais saudáveis? 



  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Meli Malatesta - Maria Ermelina B. Malatesta - 08 de Abril de 2014 às 11:57 Positivo 0 Negativo 0

Me oferece para compor a equipe de especialistas que farão o Safari Urbano para avaliação das calçadas. Sou doutora em Mobilidade a Pé e por Bicicleta pela FAUUSP e no meu mestrado apresento várias metodologias para a avaliação dos trajetos a pé.

Clique aqui e deixe seu comentário