Encontro no Recife debate plano de mobilidade para a Avenida Norte

Workshop de Desenho Urbano também discute melhorias para habitação. Arquitetos de Londres participam do evento, no Museu da Cidade do Recife

Notícias
 

Fonte: G1 PE  |  Autor: G1 PE  |  Postado em: 30 de abril de 2014

Evento discute mobilidade urbana em Recife

Evento discute mobilidade urbana em Recife

créditos: Reprodução

 

Partindo do conceito de habitação social, que é voltado para a população que tem dificuldade no acesso à moradia, mais uma edição do Workshop Internacional de Desenho Urbano começou no Recife, nesta terça-feira (29). O evento deste ano procura traçar alternativas de mobilidade e habitação na capital pernambucana. O encontro ocorre no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, Centro, até o dia 9 de maio, com três palestras gratuitas e abertas ao público. O arquiteto argentino Jorge Mário Jauregui, que trabalhou no projeto do teleférico do Morro do Alemão (RJ) é um dos palestrantes da abertura.

 

Serão 80 profissionais de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da escola de arquitetura Architectural Association School of Architecture, de Londres. Eles vão debater propostas que visem melhorias no deslocamento e envolvimento de comunidades, favelas e morros na mobilidade do Recife. Juntos, eles vão se reunir durante a semana, com foco nos projetos da Avenida Norte Miguel Arraes, localizada na Zona Norte da capital pernambucana.

 

“Queremos articular a mobilidade do Recife com o projeto ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal. Vamos analisar como as áreas de morro, como o da Conceição, podem garantir o acesso aos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) da Avenida Norte, que fazem parte de um projeto futuro da Prefeitura do Recife”, explicou o professor da UFPE e coordenador do workshop, Zeca Brandão.

 

Aspectos como a ocupação da área e os empreendimentos previstos para o local serão levados em consideração pelos estudantes e professores das universidades. Entre os pesquisadores, o argentino Jorge Jauregui debate as práticas atuais de projetos em áreas de interesse social, a exemplo do sistema teleférico no Morro do Alemão.

 

Na quarta-feira (30), a equipe visita a Avenida Norte após uma apresentação de detalhes do programa 'Minha Casa, Minha Vida', com a subsecretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Júnia Santa Rosa.

 

Confira a programação completa:

» Terça (29)
19h - Abertura - Palestra com Zeca Brandão
19h30 - Saudações institucionais (Ministério das Cidades, UFPE, Secretaria das Cidades/Governo de Pernambuco, Prefeitura da Cidade do Recife e Embaixada Britânica).
20h - Palestra inaugural do arquiteto argentino Jorge Mário Jauregui projetos de impacto social
Tema: Práticas atuais de projetos em áreas de interesse social
21h - Coquetel de abertura

 

» Quarta (30)

09h00 - Apresentação da área de estudo - (Histórico de ocupação da área, Condicionantes ambientais, parâmetros legais, projetos urbanos existentes e panorama de futuro e mobilidade urbana - Palestra com a Presidente do Instituto Pelópidas Silveira, Evelyne Labanca.
10h30 - Coffee Break
11h00 - Apresentação do Programa Minha Casa, Minha Vida - Palestra com a  Sub secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades Júnia Santa Rosa.
12h00 - Intervalo
14h00 - Visita à Avenida Norte Miguel Arraes

 

» De 1º a 8 de maio

9h - Início das atividades do projeto
18h - Encerramento das atividades de oficina do Projeto

 

» Dia 9 de maio
14h00 - Apresentação dos resultados da oficina do projeto
17h30 - Saudações finais

 

Serviço

4º Workshop de Desenho Urbano
De 29 de abril a 09 de maio
Museu da Cidade do Recife, Forte das Cinco Pontas, Centro
Entrada gratuita

 

Leia também:

Políticas para a mobilidade: está mais do que na hora 

BRT do Recife só terá 2 estações funcionando na Copa 

PE tem seis obras de mobilidade inacabadas a dois meses da Copa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário