Bicivates: 120 bikes compartilhadas em universidade gaúcha

No dia 18 de maio será inaugurado o sistema de compartilhamento de bicicletas do Centro Universitário Univates, em Lageado (RS)

Notícias
 

Fonte: Univates / Ass. Imprensa  |  Autor: Tuane Eggers  |  Postado em: 07 de maio de 2014

Modelo de bike implementado no câmpus da Univates

Modelo de bike a ser usada no campus

créditos: Tuane Eggers

 

Diante do crescimento constante do número de carros e motos transitando pelas ruas da cidade e, consequentemente, também nas proximidades do câmpus, um Centro Universitário do interior do Rio Grande do Sul está implantando uma inovação na área da mobilidade: no dia 18 de maio, será inaugurado o sistema de compartilhamento de bicicletas no campus da Univates, o Bicivates. A Univates é uma das poucas instituições de ensino a implantarem esse sistema in company.

 

Serão disponibilizadas 120 bicicletas para compartilhamento entre estudantes, professores e funcionários. Elas estarão distribuídas em três pontos do campus – Prédios 1 e 11 e Complexo Esportivo –, e, inicialmente, cada ponto contará com 40 bicicletas. Para utilizar o sistema, basta digitar o código de aluno ou aproximar o Cartão Institucional do leitor e, em seguida, digitar sua senha. Nesse momento, o armário de chaves será aberto e uma luz acenderá para indicar a chave da bicicleta a ser utilizada, identificada com um número.

 

Paraciclos

Cada ponto contará com dez paraciclos a mais do que o número fixo de bicicletas, ou seja, 50 paraciclos. O objetivo é possibilitar que bicicletas retiradas em um ponto possam ser estacionadas momentaneamente em ponto diferente. O tempo de utilização será limitado para otimizar o sistema de compartilhamento. A definição desses detalhes será feita em breve e divulgada à comunidade acadêmica. O sistema está sendo elaborado e será monitorado pela empresa Bicicletaria.Net, de Curitiba.

 

Além disso, enquanto estiver utilizando a bicicleta, o usuário será totalmente responsável por circunstâncias que possam ocorrer nesse período. Para poder utilizar o sistema, o usuário terá que aceitar a vinculação ao sistema, por meio de um link que será disponibilizado em breve e que apresentará também algumas regras de compartilhamento a serem seguidas. Se essas regras não forem respeitadas, o usuário poderá ser multado como forma de advertência. Cada ponto do sistema será gravado por câmeras, para garantir que a retirada e a devolução das bicicletas sejam feitas da forma correta.

 

Segundo o gerente do Setor de Engenharia e Manutenção da Univates, engenheiro Robledo Müller, com o passar do tempo o sistema será otimizado, de acordo com a demanda e o monitoramento do uso. “Até agora estamos planejando o funcionamento baseados em algumas suposições, mas, conforme as pessoas forem utilizando o sistema, podem surgir alguns imprevistos que nos façam alterar certas questões”, explica ele.

 

Bikes especiais

As bicicletas foram pensadas para o ambiente acadêmico. Além de contarem com cestinhas para levar o material, elas possuem luzes de segurança e para-lamas para evitar o respingamento de água durante o trajeto. Elas foram elaboradas com três marchas e com sistema de correia interna, com o objetivo de aumentar a segurança, evitando acidentes. O cadeado será avulso, possibilitando que o usuário prenda a bicicleta em lugares diferentes dos pontos de retirada e devolução.

 

Leia também:

'Só usei a cabeça', diz aposentado criador de minicarro elétrico no RS 

Aluguel de bicicletas incentiva uso em Porto Alegre 

Procuram-se projetos de mobilidade 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário