'Nossas calçadas são verdadeiras ciladas', dizem adeptos da corrida como mobilidade urbana

No Dia de Correr para o Trabalho (5), a Ong Corridaamiga lançou a campanha #calçadacilada, alertando para o péssimo estado de nossos passeios públicos

Notícias
 

Fonte: Corridaamiga  |  Autor: Mobilize Brasil / Corridaamiga  |  Postado em: 11 de junho de 2014

Grupo participa do Dia de Correr para o Trabalho,

Grupo participa do Dia de Correr para o Trabalho, em SP

créditos: Corridaamiga

 

No último dia 5 de junho foi celebrado mundialmente o dia de “Correr Para o Trabalho”, e a organização Corridaamiga realizou, ao longo das semanas precedentes, diversas ações para celebrar a data aqui no Brasil. 

 

Na Europa, a prática da corrida como meio de transporte já está difundida, em Londres existe até um nome para isso: “run commuting”, explica Silvia Stuchi Cruz, integrante da Corridaamiga: "É muito comum encontrar corredores (os “run commuters”) com mochila nas costas nos horários de entrada e saída do trabalho.

 

No Brasil, esta atividade ainda encontra-se em fase embrionária, logo, foi indispensável atuarmos na divulgação dessa modalidade de deslocamento, bem como nos entraves que ainda dificultam realizar a corrida como uma opção viável e saudável de transporte para os indivíduos", diz. 

 

De olho na calçada

Assim sendo, o foco das ações da organização aqui foi alertar e informar a sociedade sobre as condições inadequadas das nossas calçadas, que dificultam o uso da corrida como meio de transporte, e ainda mais na mobilidade em geral de idosos, crianças e deficientes. 

 

Para demonstrar a preocupação e indignação com as calçadas de nossas cidades, atravessadas diariamente por milhões de pedestres, a organização lançou nesse dia 5 a campanha #calçadacilada, convidando as pessoas a postarem seus 'selfies' com alguma “aberração” vista na calçada, incluindo o hashtag: #calçadacilada. Essa "brincadeira" teve um tom bem sério, com o intuito de conclamar a população a olhar para os espaços urbanos e se indignar com o que vê. A adesão foi boa, e os autores dos três selfies mais curtidos foram presenteados com uma camiseta Corridaamiga.

 

Acima, uma montagem com diversos 'selfies' produzidos no Dia de Correr para o Trabalho. Crédito: Cidadeamiga 

 

Pessoas com mobilidade reduzida

Outra atividade realizada foi a coleta de depoimentos de pessoas com mobilidade reduzida e/ou portadoras de deficiência sobre o estado das calçadas e a importância de ações como as do Dia de “Correr Para o Trabalho” na melhoria do quadro  atual. 

 

A publicitária Mila Guedes (que escreve o blog Milalá, no Mobilize), por exemplo, esteve presente no dia do evento e elogiou a ação: "É uma atitude saudável e feliz, um exemplo de como tratar a cidade e nosso coração com mais inteligência e carinho. Uma bela inspiração à prática da corrida como mobilidade urbana”. 

 

Leia também:


Capital de Mato Grosso é um desafio para pedestres 

Ocupação irregular de calçadas já se tornou prática comum em Manaus 

Mobilidade urbana começa na sua calçada 

Má condição de calçadas é um problema comum em Florianópolis


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Rita Maria Riboldi - 22 de Junho de 2014 às 20:30 Positivo 0 Negativo 0

Calçadas Velhas,Quebradas..Buracos nas calçadas,ocasionados pela Rede antiga de Esgoto..Ruas,atenção!!!,ao atravessar (paralepipedos) desnivelados....Ponto de onibus ,alguns bairros sem Manutenção...Resta Aguardar...Reclamar..Probl.comum ,nas cidades

Clique aqui e deixe seu comentário