SP tem esquema especial para a Copa nesta segunda (23)

Em dia de jogos, mas sem feriado, a capital paulista organiza esquema especial no metrô e rodízio prolongado. Interdições devem dificultar volta para casa

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Letícia Macedo  |  Postado em: 23 de junho de 2014

Região de Itaquera terá interdições no tráfego

Região de Itaquera terá interdições no tráfego

créditos: Lucas Lacaz Ruiz/Fotoarena/Estadão Conteúdo

 

A capital paulista vive uma prova de fogo da acessibilidade na Copa do Mundo, nesta segunda-feira (23), quando dois jogos devem mobilizar torcedores brasileiros, informa a reportagem do G1. Na Arena Corinthians, na zona leste de São Paulo, a partida será entre Holanda e Chile, às 13h. Já às 17h, o Brasil enfrentará Camarões no Mané Garrincha (DF). 

 

O principal temor é de que a cidade volte a viver um caos no trânsito como aconteceu antes do jogo do Brasil contra a México, na terça-feira (17).

 

No horário do jogo entre Holanda e Chile, o obstáculo serão as interdições na região de Itaquera, como a da Radial Leste, previstas inicialmente para começarem às 7h. As vias só devem ser liberadas cerca de duas horas após a partida, ou seja, por volta das 17h. Caso as empresas voltem a liberar os funcionários duas horas antes do jogo do Brasil, os motoristas que morarem na zona leste serão obrigados a pegar vias alternativas à principal via de acesso à região para chegar em casa.

 

Na sexta-feira (20), em mais um esforço para reduzir o impacto no trânsito, a administração municipal fez uma série de reuniões com diferentes setores, como construção civil e comércio, pedindo que liberem seus funcionários de forma escalonada. A Prefeitura propõe que a liberação seja dividida entre as 13h e as 15h para evitar um novo problema no trânsito. A vice-prefeita e coordenadora do comitê governamental para a Copa em São Paulo (SPCopa), Nádia Campeão, fez um apelo ao “bom senso” patrões. Nesta segunda-feira, é ponto facultativo para os funcionários públicos. Os bancos vão abrir e fechar mais cedo, das 8h até 12h30.

 

Na tentativa de facilitar o tráfego, a Prefeitura autorizou o prolongamento do horário do rodízio de veículos, de 7h até 20h, aplicável às placas com final 1 e 2; e a ampliação do horário de funcionamento das faixas exclusivas de ônibus, incorporando o período diurno inteiro entre os horários regulares de pico da manhã e da noite.

 

Também serão transmitidas mensagens de orientação à população para organizar o tráfego. Uma delas é para que se evitem deslocamentos desnecessários e que se opte por transporte coletivo. Outra é para que ofereça carona e evite a Radial Leste.

 

Trânsito - interdições

Como no jogo de abertura da Copa, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai bloquear 26 pontos onde não será permitida a circulação de nenhum tipo de veículo. Em seis pontos passarão apenas veículos credenciados para a abertura e, outros dois, serão utilizados pelos moradores e comerciantes da região. As interdições começaram às 10h.

 

O perímetro da área de restrição veicular é formado pelas seguintes vias: R. Dr. Luís Aires (Radial Leste), sentido Bairro, a partir do Túnel Águia de Haia; Av. José Pinheiro Borges (Radial Leste), sentido Centro, desde o Viaduto Cassiano Gabus Mendes; Av. Calim Eid, sentido Bairro, a partir do Viaduto Milton Leão; Av. Itaquera, sentido Bairro, junto à Rua Cesar Diaz; Av. Miguel Inácio Curi, sentido Centro, 200 metros após a Av. Itaquera; R. Tomazzo Ferrara, sentido Centro, junto à R. Castelo do Piauí.

 

A Radial Leste, junto ao túnel da Avenida Águia de Haia, será bloqueada ao tráfego em dias de jogos. Portanto, todos os veículos que seguem no sentido Bairro serão desviados para o Túnel Águia de Haia nos jogos. Nesses dias, o túnel vai operar em sentido único de direção até o cruzamento com a Avenidda dos Campanellas.

 

Na região central, o motorista também deve ficar atento. A CET fará bloqueios a partir de 11h, com previsão de liberação às 21h, por causa do Fifa Fan Fest, no Vale do Anhangabaú. Haverá interdições: na Rua Xavier de Toledo com Avenida São Luís, no Viaduto do Chá em toda a sua extensão e no cruzamento da Praça Ramos de Azevedo com Rua Conselheiro Crispiniano. Se houver aglomeração de público na Rua Líbero Badaró, a via também será bloqueada juntamente com a Rua Boa Vista a partir da Praça da Sé.

 

No site da CET há mais informações sobre as interdições e mapas com vias alternativas para quem precisar passar pela Zona Leste.

 

Metrô/CPTM

O transporte público é a maneira mais recomendada para chegar ao estádio, que desde a abertura dos jogos não registrou problemas.

 

Para quem tem ingressos para acesso pelo setor Leste e Norte, o 'Expresso Copa' vai sair da estação Luz com direção à estação Corinthians-Itaquera a partir das 10h. Na volta, os trens voltam com intervalos de 4 minutos e param nas estações Brás e Tatuapé. Os torcedores do setor Oeste devem optar pelo Metrô e descer em Arthur Alvim. Nesta segunda, em função dos jogos, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela começarão a funcionar mais cedo, às 4h, para melhor. O Metrô também terá oferta especial de viagens ao longo de praticamente todo o dia.

 

Ônibus

Linhas de ônibus municipais terão itinerários modificados seis horas antes e duas horas após o término de cada partida em Itaquera. Além disso, será criada uma nova linha para o evento. Para consultar as alterações, visite o site da SPTrans.

 

Leia também:

SP: Morador de Itaquera deve cadastrar carro para chegar em casa durante Copa 

Dinheiro para empresas de ônibus construiria 22 estádios da Copa 

SP: ônibus ligará Aeroporto Internacional e Arena Corinthians na Copa 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário