Bicicleta vence desafio em Sorocaba como meio de transporte mais rápido

Evento não é competição, mas serve para avaliar desempenho do transporte. Pedestre foi o que levou mais tempo para chegar ao ponto de encontro

Notícias
 

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí  |  Autor: G1 Sorocaba e Jundiaí  |  Postado em: 24 de setembro de 2014

A bicicleta venceu os desafios de 2013 e 2014

A bicicleta venceu os desafios de 2013 e 2014

créditos: Divulgação/Urbes

 

A bicicleta foi o meio de transporte mais rápido e eficiente no "Desafio Intermodal", realizado nesta segunda-feira (22) pela Prefeitura de Sorocaba (SP). Foram avaliados seis tipos de modais de transporte (a pé, bicicleta, motocicleta, carro, taxi e transporte coletivo). O primeiro voluntário a chegar ao ponto de encontro final do desafio estava sobre duas rodas, cumprindo um percurso de 3,2 km de extensão entre o Parque do Campolim (Zona Sul) até a Praça Frei Baraúna em 7 minutos e 48 segundos. No ano passado, a bicicleta também chegou em primeiro lugar.

 

O segundo participante foi um motociclista que saiu da Zona Leste (Praça do Tropeiro) e percorreu 3,7 km em 10 minutos e 27 segundos. O terceiro a cruzar a faixa de chegada também foi um motociclista que em 10 minutos e 56 segundos cumpriu o trajeto de 3,6 km entre a Zona Norte (Praça da Bíblia) até a Praça Frei Baraúna.

 

O primeiro automóvel a ser registrado chegou com o tempo de 14 minutos 20 segundos com saída da Zona Oeste (Largo do Divino) e trajeto de 4,4 km. Quem percorreu o trajeto com o transporte coletivo chegou em 19 minutos e 45 segundos partindo da Zona Leste (Praça do Tropeiro) com um trajeto de 3,7 km. Já o usuário de táxi chegou em 19 minutos e 47 segundos ao percorrer o trajeto de 3,6 km com saída da Zona Norte (Praça da Bíblia). E o primeiro pedestre fez o tempo de 22 minutos e 9 segundos saindo também da Zona Leste (Praça do Tropeiro) com trajeto de 3,7 km.

 

O tempo computado foi do deslocamento completo da pessoa, incluindo o tempo utilizado para o estacionamento da motocicleta e do automóvel, por exemplo. Nos deslocamentos foram respeitadas todas as regras estipuladas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

 

O evento não é uma competição, mas serve como pesquisa para avaliar o desempenho dos seis tipos de modais de transporte, não só pelo tempo empenhado como também pelos benefícios que podem causar à saúde dos participantes, todos voluntários. O levantamento dos dados obtidos serão computados em um relatório.

 

O desafio não é uma competição, mas uma avaliação das diferentes formas de transporte (Foto: Divulgação/Urbes)O desafio é realizado para avaliar as diferentes formas de transporte (Foto: Divulgação/Urbes)
 
Leia também:

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário