Levitação magnética: trem japonês atinge 500 km/h em demonstração pública

As linhas magnéticas que servem como base ao carro funcionam às custas do mecanismo denominado "L-Zero" - este sistema impulsiona o veículo à velocidade de 160 km/h

Notícias
 

Fonte: Tecmundo  |  Autor: Ramon Voltolini  |  Postado em: 25 de setembro de 2014

O primeiro teste do trem maglev aconteceu nesta se

O primeiro teste do trem maglev aconteceu nesta segunda

créditos: Reprodução

 

O futuro da mobilidade urbana é pauta constantemente abordada por empresas dedicadas ao desenvolvimento de soluções em transporte público. Em uma das possíveis soluções às ruas cada vez mais lotadas por veículos, figuram os trens de alta velocidade por levitação magnética (carros estes que adotam o sistema conhecido por maglev).

 

Fato é que, nessa segunda-feira (22), a Central Japan Railway (JR Tokai) conduziu o primeiro teste de seu novo trem maglev. O experimento foi realizado diante de um público selecionado e também perante a imprensa na prefeitura da província de Yamanashi (Japão). Sobre um trilho com 42,8 quilômetros de extensão, o trem atingiu a velocidade máxima de 500 km/h.

 

As linhas magnéticas que servem como base ao carro funcionam às custas do mecanismo denominado “L-Zero” – este sistema primeiramente impulsiona o veículo à velocidade de 160 km/h; uma vez alcançado tal limite, o trem começa a acelerar pelos trilhos e atinge, lentamente, a velocidade de 500 km/h. Vale lembrar que o metrô mais rápido existente até então no Japão não passava dos 320 km/h.

 

Conforme informa a própria JR Tokai, mais demonstrações públicas poderão ser realizadas ainda neste ano, em novembro. O trem que vai percorrer o trajeto entre Tóquio e Nagoia deverá ficar pronto em 2027. Ao longo da rota de 286 quilômetros, quatro estações entre Shinagawa e Nagoya serão construídas – cada parada do metrô será edificada a 40 metros sob o solo.


FONTE: Japan Today


Leia também:

Geração de trens-bala pode bater recorde de velocidade no Japão 

Veja como a bike é encarada em Nagoia, no Japão 

Governo do Japão estuda criar Ministério da Promoção da Bicicleta 

 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário