São Paulo ganha duas "praças experimentais"

Novos espaços buscam estimular a ocupação de ruas e praças e oferecer mais conforto e segurança a pedestres. Iniciativa é inspirada nas propostas do arquiteto Jan Gehl

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 01 de outubro de 2014

São Paulo ganha duas

Largo S. Francisco: ocupação vai até novembro

créditos: Gestão Urbana


Duas intervenções temporárias, no centro de São Paullo, estão funcionando como corpos-de-prova para testar e estimular novos e velhos usos para as praças e ruas da capital paulista.

 

Iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) com parceria do Banco Itaú, o projeto Centro Aberto está sendo desenvolvido em duas "praças temporárias", que ocupam áreas antes degradadas, nos largos São Francisco e Paiçandu. O projeto tem colaboração do Cidade Ativa, que está realizando a monitoria e pesquisa de uso dos espaços.

 

2014-09-26-centro-HB9
 

São estruturas construídas com deques de madeira e complementadas por simples cadeiras de praia e guarda-sóis. O projeto foi desenvolvido pela SMDU depois da visita da equipe do arquiteto Jan Gehl à cidade. Eles identificaram alguns pontos com potencial de intervenção, entre eles o Paiçandu e o Largo São Francisco.

 

A ideia é, com o uso de materiais baratos, criar um ambiente convidativo, para que as pessoas se sintam estimuladas a parar e ocupar os espaços, informa o site do projeto Centro Aberto.


O arquiteto Ramiro Levy, do Cidade Ativa, está trabalhando no Largo São Francisco para levantar dados sobre os hábitos das pessoas que passam pelo local e ouvir opiniões dos usuários da instalação. "A pesquisa é realizada de forma voluntária: as pessoas se aproximam dos paineis com imagens e mapas e indicam com marcadores adesivos seus trajetos e rotinas. Ao final de cada dia nos contabilizamos os resultados", comenta Ramiro.




Ramiro Levy, do Cidade Ativa, ao lado dos paineis de pesquisa 

As intervenções foram inauguradas na sexta-feira (26) e devem seguir abertas até o final de novembro, quando a proposta será avaliada para o desenvolvimento de uma segunda etapa do projeto Centro Aberto.

Nesse período, os frequentadores poderão acompanhar uma extensa programação, que inclui filmes, shows, barracas de comida e conexão livre com a internet.

IMG_3257
 

As ações, segundo a Secretaria, incluem ainda:

- Novas faixas de pedestres

- Anteparos e melhorias na travessia de pedestres

- Paraciclos e compartilhamento de bicicletas

- Ciclovias

- Deck-arquibancada de madeira

- Bancos nas muretas e canteiros

- Mobiliário portátil

- Guarda-sóis e cadeiras de praia

- Sanitários públicos

- Centro de informação e apoio

- Floricultura 

- Iluminação pública e cênica na copa das árvores.

 
Informações nos sites:

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário