Cidade de Canoas (RS) dá o primeiro passo para renovar calçadas

Câmara Municipal aprovou o programa Calçada Cidadã, que prevê obrigatoriedade de projeto de calçada para novas edificações

Notícias
 

Fonte: CBN e Mobilize Brasil  |  Autor: Du Dias/Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de dezembro de 2014

Calçadas irregulares são verdadeiros riscos aos pe

Calçadas irregulares são verdadeiro risco ao pedestre

créditos: Gilberto Simon

 

Um projeto de calçada com piso tátil, rampa de acesso e até a sinalização deverá fazer parte, obrigatoriamente, de todas as novas edificações na cidade gaúcha de Canoas a partir de janeiro de 2015. A lei 5883/2014 foi sancionada ainda nesta semana pelo prefeito Jairo Jorge e tem como objetivo melhor qualidade de vida dos canoenses, no que se refere a acessibilidade e segurança das pessoas, padronizando as calçadas.

 

Em entrevista concedida à Radio CBN, o pesquisador do programa Cidades Sustenáveis, Américo Sampaio, falou sobre a importância do programa canoense, que estabelece definições, regulamentações e prazos e que a longo prazo deverá contemplar normas de adequação. Segundo o pesquisador, cerca de 30% dos deslocamentos diários nas cidades brasileiras é feito exclusivamente a pé. Ele cita a campanha Calçadas do Brasil, levantamento realizado pelo Mobilize Brasil sobre a qualidade das calçadas do país para destacar os prejuízos que as cidades sofrem com obras relaizadas por empresas prestadoras de serviço que não reestabelecem seus padrões originais.

 

Acesse o link da CBN para ouvir o áudio

 

Leia também:

Assinado contrato para obras da linha 1 do aeromóvel de Canoas (RS)

Prefeitura fará consulta pública para padronizar calçadas em Campina Grande (PB)

Um "passeio" pelas calçadas de Salvador

Enfim, chegamos às calçadas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário