Com R$30 por dia, casal brasileiro viaja de bicicleta e conhece 13 países

Publicitária e administrador de redes venderam carros e deixaram emprego. Roteiro começou em 17 de maio incluindo Europa e Ásia

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Raquel Moraes  |  Postado em: 13 de janeiro de 2015

A publicitária Julie Assencio e o administrador de

O casal em frente ao Taj Mahal, na Índia

créditos: Diocá/Divulgação

 

A bordo de bicicletas e com uma barraca como abrigo, a publicitária Julie Assêncio e o administrador de redes Thiago Ruiz encontraram uma forma barata e até saudável de realizar o sonho de viajar pelo mundo. O casal deixou Brasília em maio e ainda não tem data para voltar. O roteiro já percorrido inclui 13 países europeus e asiáticos, com um gasto diário de apenas R$ 30 para os dois.

 

A ideia surgiu depois de o casal percorrer o Ceará de bike em agosto de 2013. “Foi uma experiência maravilhosa. Vimos que com a bicicleta poderíamos ir muito longe gastando pouco. Voltamos da viagem e a vontade de continuar não saía de nossas cabeças. Foram dois meses absorvendo essa viagem, e em sete meses já estávamos com tudo pronto para embarcar na grande viagem de nossas vidas”, lembra Julie.

 

Para viabilizar o sonho, eles venderam os carros e abandonaram os empregos. O itinerário foi dividido em três etapas: Europa, Ásia e Brasil. A publicitária, de 30 anos, mora em Santa Maria. Ruiz, em São Sebastião. O casal pegou um voo até Portugal em 17 de maio, onde comprou as bicicletas e deu início ao projeto.

 

“Começamos pela Europa por causa da facilidade em encontrar bons equipamentos e pela estrutura que os países oferecem para os viajantes”, explica o administrador de redes. “[No] Nosso primeiro dia de viagem pedalamos somente 20 quilômetros, pois logo no primeiro local que paramos, em uma lanchonete, o dono nos convidou para dormir em sua casa. Foi muito legal. Foi nossa primeira experiência de dormir na casa de pessoas que você nunca havia visto na vida. Fomos tratados como reis.”

 

A publicitária Julie Assêncio e o administrador de redes Thiago Ruiz veem o pôr do sol em praia de Portugal (Foto: Diocá/Divulgação)
A publicitária Julie Assêncio e o administrador de redes Thiago Ruiz veem o pôr do sol em praia de Portugal (Foto: Diocá/Divulgação)
 
 
Desde então, eles já passaram pela Espanha, Andorra, França, Itália, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzovina, Sérvia, Bulgária, Turquia, Índia e Nepal – onde escolheram passar o Natal e o réveillon. As fotos, que retratam as belezas naturais, monumentos e costumes desses países, ilustram uma página em rede social. Parte das experiências também é publicada.
 
 
“A coisa mais curiosa que aconteceu foi a gente ter presenciado a cerimônia de cremação dos corpos dos hinduístas no rio Ganges, na Índia. Subimos em um prédio escuro das chamas e vimos a grande cena. Foi uma sensação muito estranha, ficamos chocados e com medo, foi uma emoção muito forte, inexplicável. Agora a mais divertida foi a gente descer de bike a pista abandonada de bobsled em Saravejo, na Bósnia. Em 1984 teve a Olimpíada de Inverno, e 30 anos depois fomos lá. Foi incrível”, afirma Ruiz.
 
 
A publicitária lembra ainda dos desafios. “Por exemplo: um dia a gente encara uma subida infinita, no outro a gente demora para achar um bom lugar para dormir, no outro a gente é atacado por milhares de pernilongos, no outro cachorros correm atrás da gente.”
 
 
“Teve uma vez que foi bem difícil: acampamos em um pasto na Sérvia, choveu a madrugada inteira, de manhã ainda estava chovendo e não podíamos sair da barraca. Quando deu uma trégua, saímos e havia formado uma poça gigante e gelada ao redor da barraca. Molhou nossos tênis e tudo o que estava fora. Estava um frio intenso, nossos pés e mãos congelaram e sentimos uma dor horrível, passamos um frio dolorido mesmo. Sorte é que estávamos perto de um posto de gasolina e pudemos nos aquecer. Frio é ruim para a cicloviagem, frio com chuva é desesperador. [Mas] Sempre atrás de uma grande dificuldade vem uma linda recompensa”, diz Julie.
 
 
Dia a dia

O casal comprou as bicicletas por 400 euros cada em Lisboa, capital de Portugal. O baixo custo e a liberdade para montar o itinerário pesaram na decisão. “Sem contar que a gente faz exercício físico o diariamente, melhorando cada dia mais a nossa saúde”, afirma a publicitária.

 

O administrador de redes Thiago Ruiz, de bicicleta e na companhia de um cachorro, na Sérvia (Foto: Diocá/Divulgação)
O administrador de redes Thiago Ruiz, de bicicleta e na companhia de um cachorro, na Sérvia (Foto: Diocá/Divulgação)
 
 
A dupla diz não ter contabilizado o número certo de cidades visitadas. O tempo para ficar em cada lugar varia de acordo com o quanto eles se sentem à vontade.
 
 
“Se a gente chega em um lugar que não gostamos muito, não perdemos tempo nele. Mas se a gente chega a um lugar bom, a gente fica curtindo sem pressa. Os lugares onde temos menos expectativa são os que mais nos surpreendem”, explica Ruiz. “Geralmente nos hospedamos em nossa barraca. Já dormimos em diversos lugares, como floresta, campings, beira de estrada, praia deserta, ruína, casa abandonada, casa de pessoas que nos acolhem e até debaixo da ponte. Na Europa Meridional, não ficamos nenhuma vez em hotel. No leste europeu, por causa do frio intenso, tivemos que ficar em alguns hotéis.”
 
 
Com a intenção de economizar, eles mesmos preparam as refeições. Os utensílios de cozinha e a comida preenchem um dos oito alforjes. A bagagem também é composta por produtos de higiene pessoal, eletrônicos, roupas, colchonetes e ferramentas para reparar eventuais problemas nas bicicletas.
 
 
Além disso, nada de presentes. “Nós nunca compramos nenhuma lembrancinha, pois carregamos o mínimo de coisa possível. Nossos souvenirs são as moedas que sobram de cada país. A gente fica doido para comprar algumas coisinhas, mas não dá mesmo”, conta Julie.

 

A publicitária Julie Assêncio, de Brasília, durante passeio no Nepal (Foto: Diocá/Divulgação)
A publicitária Julie Assêncio, de Brasília, durante passeio no Nepal (Foto: Diocá/Divulgação)
 
 
Outro esforço de resistência é lidar com a saudade da família e dos amigos. A publicitária afirma que a falta dos pais e dos sobrinhos pesa e não foi minimizada pelo tempo.
 
 
“Às vezes dá aquela vontade louca de simplesmente dar um abraço na minha mãe, de estar com o meu pai. Sou muito apegada a meus sobrinhos, às vezes sonho com eles, é muito difícil. Mas a gente precisa ser forte e colocar na cabeça que é somente uma fase da nossa vida e na hora certa voltaremos. Eu sofri uma saudade prévia meses antes da viagem, mas quando partimos a gente deixou o emocional de lado, se não a gente acaba ficando muito sensível. E não é algo que acaba acostumando. A gente sente saudade o tempo todo”, declara.
 
 
Retorno e outros planos
 
O administrador de redes diz que o casal ainda não se decidiu sobre quando voltar para o Brasil nem que projetos vai tocar quando isso ocorrer. A única certeza é de fazer uma publicação com os detalhes da viagem que ainda não foram ao ar.
 
 
“Já estamos trabalhando. O livro será escrito pelo nosso querido irmão Danylton Penacho, formado em antropologia pela UnB e mestre em literatura. Estamos apostando tudo nesse livro, será incrível como nossa viagem e espero que inspire muitas pessoas a fazerem o mesmo”, afirmou ao G1.

 

O administrador de redes Thiago Ruiz e a namorada, Julie Assêncio, na Bulgária durante viagem de bicicleta (Foto: Diocá/Divulgação)
O administrador de redes Thiago Ruiz e a namorada, Julie Assêncio, na Bulgária durante viagem de bicicleta (Foto: Diocá/Divulgação)
 
 
Entre as lições que o casal cita estar tirando com a experiência estão viver com pouca coisa, ter calma e paciência, perceber as belezas do mundo e as qualidades das pessoas. Tanto a publicitária quanto Ruiz dizem ter se surpreendido com manifestações de solidariedade ao longo da viagem.
 
 
“As melhores experiências são quando pessoas que a gente nunca viu na vida nos convidam para dormir em suas casas e ainda preparam uma comida deliciosa para a gente. É uma forma de aliviar a saudade que temos da nossa família e amigos. Nos sentimos protegidos com tanto carinho e apoio. A gente adquire amor por essas pessoas em um espaço curto de tempo, é impressionante. Em cada casa observamos os costumes, provamos as comidas típicas. As pessoas são maravilhosas em todos os lugares do mundo. São esses gestos que fazem a nossa viagem ficar mais rica”, diz Julie.
 
 
Juntos desde 2012, eles também contam que a vivência contribuiu para fortalecer o relacionamento. “Essa viagem só fez com que a gente se unisse mais. Passamos por muitas dificuldades e às vezes ficamos estressados com determinadas situações, mas a gente não deixa isso prejudicar nossa relação. Passamos 24 horas juntos, somos bons companheiros acima de tudo. Temos uma relação de paz o tempo todo”, analisa a publicitária. “Fomos rumo ao desconhecido. Tudo aconteceu muito rápido e ao nosso favor. Apenas tomamos a atitude certa, na hora certa de nossas vidas.”
 

O administrador de redes Thiago Ruiz e a publicitária Julie Assêncio em Veneza, na Itália (Foto: Diocá/Divulgação)

 

Leia também:

Projeto para conhecer a Serra Gaúcha de bike entra em operação

Expansão de ciclovias impulsiona o turismo de bicicleta em São Paulo

Europa terá rede de ciclovias de 70 mil quilômetros

Pedalando pelo mundo

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário