Noruega anuncia investimento de quase US$ 1 bi em estradas para bikes

As ciclo-estradas norueguesas vão ligar áreas suburbanas e o interior às grandes cidades. País nórdico quer, até 2030, 20% dos deslocamentos feitos por bicicleta

Notícias
 

Fonte: Ciclovivo  |  Autor: Ciclovivo  |  Postado em: 09 de março de 2016

Rota de bicicleta na Costa de Hordaland, Noruega

Rota de bicicleta na Costa de Hordaland, Noruega

créditos: Gro R. Andersen/ VisitNorway

 

A Noruega anunciou um plano ambicioso para os próximos anos. Como parte da estratégia nacional de reduzir as emissões de gases de efeito estuda provenientes dos automóveis, o país quer investir pesado em novas estruturas cicloviárias.

 

O principal projeto ciclístico consiste na criação de estradas exclusivas para bicicletas. As vias não seriam construídas dentro das grandes cidades. A ideia é construir estruturas que liguem os subúrbios e o interior às grandes cidades. A proposta deve colocar a bicicleta como um meio de transporte eficiente para trajetos longos.

 

As ciclo-estradas devem ser totalmente segregadas e com pistas duplas, para oferecer maior segurança aos ciclistas e permitir que eles trafeguem em alta velocidade, sem se preocupar com trânsito ou com obstáculos comuns.

 

Viagens de bike e transporte coletivo

O plano norueguês ainda prevê que até 2030, 75% dos automóveis e 50% dos caminhões que rodam pelas estradas do país tenham baixa emissão de gases de efeito estufa. Além disso, eles pretendem não aumentar a quantidade de automóveis nas ruas, investindo em ferrovias e outras opções de transportes coletivos.

 

A Noruega está em desvantagem em termos de mobilidade sustentável, se comparado aos seus vizinhos. Na Dinamarca, por exemplo, 17% das viagens diárias são feitas em bicicletas. Na Suécia são 12%, enquanto na Noruega são apenas 5%. Até 2030, o país quer que este percentual suba para 20.

 

Leia também:

Oslo quer proibir a circulação de automóveis no centro até 2019 

Setor de transportes contribui com 25% das emissões de gases no mundo

Bikes poderiam economizar US$ 25 trilhões de cidades até 2050 

Alemanha inaugura estrada exclusiva para ciclistas

1ª ciclovia solar do mundo já produz mais energia do que o esperado 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário