Bike registrada, compra segura

Site Bike Registrada quer formar um cadastro nacional de bicicletas para, com adesão do ciclista, inibir o mercado de veículos roubados no país

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Regina Rocha / Mobilize Brasil  |  Postado em: 24 de março de 2014

Serviço online ajuda a inibir o roubo de bicicleta

Serviço online ajuda a inibir o roubo de bicicletas

créditos: Eu Vou de Bike

 

Já deu para notar: a bicicleta ganha mais adeptos em todo o país, a cada dia que passa. O único porém é a percepção, em  igual medida, de que, quanto mais bikes em circulação, maior o número de roubos e furtos praticados contra o vulnerável veículo. No Brasil não há estatísticas oficiais, mas já é comum ouvir relatos de ocorrências assim. E nas delegacias, os casos são tratados como de roubo em geral.  

 

Por sorte, o fenômeno também atrai boas propostas e iniciativas. É o caso do site Bike Registrada, idealizado pelo ciclista Max Poeck, que oferece um serviço de segurança aos donos de bicicletas, e a quem quiser adquirir uma usada. O objetivo, diz ele, é estimular a mobilidade urbana sustentável, ao inibir o roubo e dificultar a comercialização de bicicletas roubadas em escala nacional. Lançado em dezembro, o site está com 3 mil nomes cadastrados e contabilizou mais de 15 mil acessos.   

 

Cadastro

A ideia é formar um cadastro nacional de bicicletas, explica Poeck. Para usar o serviço, basta o proprietário entrar no site, preencher um cadastro virtual (gratuito) e deixar registrada a marca, o modelo e o número de série (chassi) de sua magrela. Este número fica no quadro da bicicleta, geralmente gravado abaixo da caixa do pedal. Apenas o proprietário terá o controle sobre este registro e só ele poderá transferir a bicicleta para outra pessoa. Caso a bike seja roubada, ele poderá lançar um alerta de roubo no sistema.

 

A consulta é livre; quando um comprador ou comerciante quer se certificar sobre a origem de uma bike, pode acessar a funcionalidade de consulta e, pelo nome do dono e número do chassi, checar se está tudo ok, e se se trata do verdadeiro proprietário; caso contrário, aparecerá um alerta de roubo (um texto em vermelho). O serviço tem caráter preventivo, e depende da conscientização de quem se prontifica a registrar sua bike, completa Poeck.  

Bike Registrada

 Veja também: 

Trânsito, falta de estrutura e roubos: a via-crúcis dos ciclistas em SP

13 estações de bicicletas são removidas do centro de SP 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário