Lançado o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas

União de Ciclistas do Brasil lança ranking para mapear ações voltadas para a mobilidade por bicicleta

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Guilherme Tampieri / Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de fevereiro de 2015

Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas

Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas

créditos: Divulgação

 

A produção, coleta, sistematização e divulgação de dados relativos ao uso da bicicleta é um instrumento importante para a contribuir para o fomento deste modo de transporte. Cidades mundo afora que são referências no que tange à política pública da ciclomobilidade, via de regra, têm sólidas bases de dados sobre o uso da bicicleta, seja na gestão pública ou na sociedade civil.

 

Acreditando que esse é um bom caminho a ser seguido, a União de Ciclistas do Brasil (UCB) está criando o Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas (RAMC), um projeto que se iniciou em um dos grupos de trabalho da UCB.

 

Através da criação e alimentação deste ranking, em âmbito nacional, a UCB acredita que será capaz de iniciar uma consolidação sobre algo que, de fato, ninguém sabe: como estão as administrações públicas no que tange à promoção do uso da bicicleta pelo país?

 

O grande o objetivo do RAMC é ter, anualmente, uma avaliação sobre as gestões municipais Brasil afora no que diz respeito a, inicialmente, 21 indicadores, que dizem respeito às ações voltadas para a promoção do uso da bicicleta  e mais a frota e a população da cidade. Esses indicadores possuem pesos distintos e estão divididos em cinco áreas: Infraestrutura, Recursos Humanos, Planejamento, Promoção e Informação.

 

Nas palavras de Luis Patrício, integrante da UCB e um dos idealizadores do projeto "O RAMC serve tanto para divulgar as boas iniciativas que estão sendo realizadas pelo Brasil como para cobrar o poder público municipal que não tem levado a ciclomobilidade a sério. Além disso, a longo prazo, vai ser possível ter uma visão mais abrangente das políticas municipais em relação a bicicleta. Em suma, uma ferramenta indispensável para o fomento de uma mobilidade sustentável”.

 

Boa parte dos indicadores contidos no RAMC foi criada a partir da análise, cruzamento e sistematização de vários dados municipais relativos à ciclomobilidade, cada qual com seu peso. 

O projeto será executado de forma colaborativa, ou seja, contará com ciclistas e interessados na bicicleta como modo de transporte para alimentar a base de dados e dar mais relevância ao índice final, que será consolidado quando a UCB tiver os dados de, pelo menos, uma cidade por estado. 

 

No página do projeto, é possível encontrar a planilha com os indicadores a serem preenchidos e um modelo de carta a ser enviado às prefeituras para obter as informações. A UCB também recomenda que os cidadãos interessados em contribuir façam uso da Lei de Acesso à Informação para ter acesso ao dados. Uma observação: a planilha contém instruções de como preencher os dados.

 

Participe da execução do RAMC e saiba mais detalhes acessando o site: http://www.uniaodeciclistas.org.br/atuacao/ramc/

Com a sua colaboração, a UCB fará com que os brasileiros, ciclistas ou não, tenham mais conhecimento sobre como as gestões públicas estão se comportando quando o assunto é a bicicleta como modo de transporte. 

 

Leia também:

Brasil terá 'raio-X' da mobilidade urbana nas cidades

Campanha Sinalize

Campanha Calçadas do Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário